A Matemática do Kamal: Uma Possibilidade de Inserção no Ensino

Autores

  • Ana Carolina Costa Pereira Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Antonia Naiara de Sousa Batista Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v10i4.1141

Resumo

O referido texto versa sobre o entendimento da construção de instrumentos antigos e a sua articulação com o ensino e a aprendizagem da Matemática, tendo a História da Matemática como elemento norteador para a aprendizagem da Ciência em questão. Essa união possibilita a visão da aplicabilidade de conceitos matemáticos que podem ser utilizados, como uma ferramenta didática na Educação Básica. Desse modo, tal artigo tem o intuito de apresentar a compreensão acerca da articulação entre a história, o ensino e a aprendizagem da Matemática por meio do Kamal, no qual serão evidenciados conceitos matemáticos, bem como as suas potencialidades e limitações para o uso no Ensino Fundamental. O mesmo também tem o objetivo de suscitar em sala de aula a necessidade de se utilizar as pesquisas nessa área, principalmente, as que proporcionem diferentes recursos metodológicos. Um exemplo que pode ser inserido ao meio escolar por meio do uso dos instrumentos matemáticos históricos que foram importantes no desenvolvimento da ciência.

Biografia do Autor

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é coordenadora de curso de matemática da Universidade Aberta do Brasil, professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática e Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria, livros didáticos, história da matemática, educação matemática e história da educação matemática.

Antonia Naiara de Sousa Batista, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) - 2015. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) da UECE. Foi bolsista de Iniciação Cientifica (PIBIC/CNPq) no período de 2014-2015, desenvolvendo atividades na linha de pesquisa relacionada a Historia da Matemática, Educação Matemática e Formação de Professores.

Downloads

Publicado

26-01-2017

Como Citar

Pereira, A. C. C., & Batista, A. N. de S. (2017). A Matemática do Kamal: Uma Possibilidade de Inserção no Ensino. Conexões - Ciência E Tecnologia, 10(4), 25–34. https://doi.org/10.21439/conexoes.v10i4.1141