UM ENSAIO SOBRE A HISTÓRIA DA TRIGONOMETRIA ANTES DO SÉCULO XV

Autores

  • Ana Carolina Costa Pereira Universidade Estadual do Ceará
  • Bernadete Barbosa Morey Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i4.933

Resumo

Neste artigo apresentamos um breve percurso pela história da Trigonometria, relembrando alguns fatos importantes desde seu nascimento, como uma ciência voltada para resolver problemas na Astronomia, até antes de sua emancipação, como uma ciência independente nos séculos XV a XVII. Nesse percurso, inicialmente discutimos o nascimento da Trigonometria como ciência auxiliar da Astronomia; a Trigonometria das Cordas com Ptolomeu e o seu Almagesto; a Trigonometria indiana das semi-cordas; a Trigonometria Árabe e a expansão da Trigonometria em precisão das tabelas e no aumento das funções trigonométricas. Finalmente, expomos sobre o surgimento da Trigonometria como uma ciência independente, na Europa dos séculos XV a XVII.

Biografia do Autor

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Rua E, 55, apto 201B, Condomínio Cohabece II, Bairro Edson Queiroz, Fortaleza

CEP: 60812-360

Bernadete Barbosa Morey, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação e mestrado em Matemática pela Universidade Amizade dos Povos (UAP), Rússia. O doutorado em Educação Matemática (1987-1992) também foi feito na mesma Universidade. Atualmente coordena o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua na área de Educação Matemática com ênfase em História da Matemática, Etnomatemática, História e Ensino de Trigonometria e Formação de Professores de Matemática. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (CCET/UFRN) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (CE/UFRN). Foco de estudos e pesquisas recente: Teorias de aprendizado, com ênfase na Teoria de Objetivação Cultural (Luis Radford).

Referências

ARANA, J. M. Trigonometria Esférica: Notas de aula. Presidente Prudente: [s.n.], 2006.

ASGER, A. Episódios da história antiga da matemática. Rio de Janeiro - SBM, 1984.

BARRETO, M. d. S.; TAVARES, S. Do mito da geometria euclidiana ao ensino das geometrias não euclidianas. Vértices, Campos dos Goytacazes, v. 9, n. 1/3, jan./dez. 2007.

BELLI, I. A. Johann Muller (Regiomontanus) 1436-1476. Moscou: Naúka: Courier Corporation, 1985.

BRUMMELEN, G. V. The mathematics of the heavens and the Earth: the early history of trigonometry. New Jersey: Princeton University Press, 2009.

KENNEDY, E. S. História da trigonometria. São Paulo: Atual Editora, 1992. Tradução de Hygino H. Domingues.

MOREY, B. Geometria e trigonometria na Índia e nos países árabes. Editora SBHMat, Rio Claro, 2003. Coleção História da Matemática para Professores.

MOREY, B. B. Tópicos de história da trigonometria. Natal: SBHMat, 2001. Coleção História da Matemática para Professores.

NEUGEBAUER, O. E. The exact sciences in antiquity. New York: Dover Publication, 1969. v. 9.

PEREIRA, A. C. C. A obra “de Triangulis omnimodis libri quinque” de Johann Müller Regiomontanus (1436–1476): uma contribuição para o desenvolvimento da trigonometria. Tese (doutorado em Educação) — Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010. 329 f.

REGIOMONTANUS; HUGHES, B. Regiomontanus on triangles. [S.l.]: University of Wisconsin Press, 1967.

ZELLER, M. C. The Development of Trigonometry from Regiomontanus to Pitiscus. Tese (doutorado) — University of Michigan, Ann Arbor, 1944.

ZINNER, E. Regiomontanus, his life and work. Borth-Holland: [s.n.], 1990.

Downloads

Publicado

22-04-2016

Como Citar

Pereira, A. C. C., & Morey, B. B. (2016). UM ENSAIO SOBRE A HISTÓRIA DA TRIGONOMETRIA ANTES DO SÉCULO XV. Conexões - Ciência E Tecnologia, 9(4), 143–152. https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i4.933