FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO BÁSICO: O CINTO DE SEGURANÇA COMO ALTERNATIVA PARA A ABORDAGEM TEÓRICA DO PRINCÍPIO DE EQUIVALÊNCIA DA RELATIVIDADE GERAL

Autores

  • Antônio Nunes de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Cedro/Grupo de Pesquisas em Física Aplicada e Docência (GFAD) http://orcid.org/0000-0001-5697-8110
  • Wilton Souza Sampaio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Sobral
  • Marcos Cirineu Aguiar Siqueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Maracanaú/Grupo de Pesquisas em Física Aplicada e Docência (GFAD) http://orcid.org/0000-0003-4086-0497

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v13i4.1859

Palavras-chave:

Teoria da Relatividade Geral, Educação no Trânsito, Cinto de Segurança, Ensino Básico.

Resumo

O ano de 2019 marca os 100 anos de comprovação da Teoria da Relatividade Geral (TRG), a qual se deu mediante análise dos dados fotográficos coletados durante a observação do eclipse total do Sol, em Sobral-Ceará/Brasil e na Ilha do Príncipe-África, no dia 29 de maio de 1919. Visando contribuir com a inserção de tópicos de TRG no Ensino Básico (EB), Fundamental e Médio, este trabalho traz uma pesquisa bibliográfica e eletrônica buscando atualizar os leitores acerca do ensino de Física Moderna e Contemporânea (FMC) e, em seguida, apresenta uma proposta de vinculação entre os temas Princípio de Equivalência e a Educação para o Trânsito, a partir da qual se propõe, mediante a conscientização dos estudantes quanto à importância do uso do cinto de segurança, introduzir o Princípio de Equivalência nessa etapa do ensino. Os resultados apontam para um cenário em que praticamente inexistem abordagens com enfoque no referencial do carro e, como consequência, o uso do cinto de segurança tem sido justificado, quase que exclusivamente pela lei da inércia de Galileu-Newton, gerando erros conceituais na medida em que as pessoas tentam estender a explicação pautada no Princípio de Inércia para o observador no interior do veículo em desaceleração. Esse tipo de abordagem pode ocorrer a partir do 8º ano do Ensino Fundamental, quando os alunos têm o primeiro contato com as leis de Newton e suas aplicações, momento em que geralmente se explica o uso do cinto de segurança como uma necessidade para evitar a inércia dos corpos, negligenciando, geralmente, o ponto de vista de um observador interno ao veículo em colisão.

Biografia do Autor

Antônio Nunes de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Cedro/Grupo de Pesquisas em Física Aplicada e Docência (GFAD)

É licenciado em Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/2008). É mestre em Ensino de Ciências e Matemática; Área de concentração: Ensino de Física (UFC/2013). Atuou como professor do curso de Física da UECE/FECLI durante o período 2010-2014, lecionando disciplinas como: Física Moderna, Eletromagnetismo Básico I, Eletromagnetismo Básico II, Introdução a Física, História da Física, Mecânica Básica I, Mecânica Básica II, Termodinâmica, Biofísica, Cálculo Diferencial e Integral I, Cálculo Diferencial e Integral III, PCC de Mecânica e Termodinâmica, PCC de Física Moderna e Monografia. Foi professor do Instituto Federal do Pará IFPA/CRMB, onde atuou na educação do campo, trabalhando com os povos indígenas, quilombolas e assentados. Foi professor do IFPI/CAMPUS PICOS. Atualmente é servidor do quadro efetivo no IFCE campus Sobral onde atua como professor e coordenador do curso de Licenciatura em Física. Desde 2014 atua como professor convidado no projeto Ibaorebu que é coordenado pela FUNAI juntamente com o povo Munduruku.

Wilton Souza Sampaio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Sobral

Licenciado em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, IFCE Campus Sobral. Foi bolsista do programa de Educação Tutorial (PET-IFCE Sobral). Atualmente desenvolve pesquisas em Ensino de Física Moderna e Contemporânea, com foco em Relatividade Geral.

Marcos Cirineu Aguiar Siqueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Maracanaú/Grupo de Pesquisas em Física Aplicada e Docência (GFAD)

Possui graduação em Matemática e Física (Habilitação em Regime Especial) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005). Atualmente é professor efetivo, com dedicação exclusiva, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Didática da Matemática.

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Publicado

27-12-2019

Como Citar

Oliveira, A. N. de, Sampaio, W. S., & Siqueira, M. C. A. (2019). FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO BÁSICO: O CINTO DE SEGURANÇA COMO ALTERNATIVA PARA A ABORDAGEM TEÓRICA DO PRINCÍPIO DE EQUIVALÊNCIA DA RELATIVIDADE GERAL. Conexões - Ciência E Tecnologia, 13(4), 7–17. https://doi.org/10.21439/conexoes.v13i4.1859

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