CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDICIPLINARIDADE NUM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO IFCE CAMPUS SOBRAL

Autores

  • Antônio Nunes de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Sobral/Grupo de Pesquisas em Física Aplicada e Docência (GFAD)
  • Marcos Cirineu Aguiar Siqueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Maracanaú/Grupo de Pesquisas em Física Aplicada e Docência (GFAD)
  • Rodrigo Martins Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Sobral/Programa de Educação Tutorial PET-MEC

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i4.1522

Resumo

É notória a importância da contextualização e da interdisciplinaridade durante as aulas de Física, sendo elas do nível básico ou superior. Embora sejam comprovadamente duas vertentes do ensino capazes de potencializar a participação do aluno na aula e ajudar na sua interação com o professor, propostas com esse perfil ainda são insuficientes para prover as necessidades educacionais contemporâneas. Este texto resulta de uma pesquisa qualitativa e exploratória, o qual relata uma experiência vivenciada onde se evidenciam as potencialidades de aulas contextualizadas e do diálogo entre áreas do conhecimento que integram a matriz curricular de um curso de licenciatura em Física. Nas aulas ora em destaque procurou-se promover um ambiente interdisciplinar, o que possibilitou aos graduandos perceberem a importância das disciplinas do currículo para uma compreensão mais geral dos fenômenos, e ainda entrelaçar a sua explicação ao modelamento matemático necessário à compreensão e interpretação de dados brutos, bem como às aplicações e repercussões no contexto social, político, econômico, cultural, ético e ambiental. Além disso, os resultados evidenciaram claramente a problemática da obrigatoriedade dos sábados letivos como forma de reposição das aulas perdidas por conta do período de greve na instituição, podendo este vir a ser um fator responsável por parcela significativa da evasão e retenção discente.

Biografia do Autor

Antônio Nunes de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Sobral/Grupo de Pesquisas em Física Aplicada e Docência (GFAD)

É licenciado em Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/2008). É mestre em Ensino de Ciências e Matemática; Área de concentração: Ensino de Física (UFC/2013). Atuou como professor do curso de Física da UECE/FECLI durante o período 2010-2014, lecionando disciplinas como: Física Moderna, Eletromagnetismo Básico I, Eletromagnetismo Básico II, Introdução a Física, História da Física, Mecânica Básica I, Mecânica Básica II, Termodinâmica, Biofísica, Cálculo Diferencial e Integral I, Cálculo Diferencial e Integral III, PCC de Mecânica e Termodinâmica, PCC de Física Moderna e Monografia. Foi professor do Instituto Federal do Pará IFPA/CRMB, onde atuou na educação do campo, trabalhando com os povos indígenas, quilombolas e assentados. Foi professor do IFPI/CAMPUS PICOS. Atualmente é servidor do quadro efetivo no IFCE campus Sobral onde atua como professor e coordenador do curso de Licenciatura em Física. Desde 2014 atua como professor convidado no projeto Ibaorebu que é coordenado pela FUNAI juntamente com o povo Munduruku.

Marcos Cirineu Aguiar Siqueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Maracanaú/Grupo de Pesquisas em Física Aplicada e Docência (GFAD)

Possui graduação em Matemática e Física (Habilitação em Regime Especial) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005). Atualmente é professor efetivo, com dedicação exclusiva, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Didática da Matemática.

Rodrigo Martins Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Sobral/Programa de Educação Tutorial PET-MEC

Cursa Licenciatura em Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Sobral. Foi monitor da disciplina Metodologia do Ensino de Física, atualmente é monitor da disciplina de Mecânica Clássica e é bolsista do Programa de Educação Tutorial PET-MEC.

Downloads

Publicado

31-08-2020

Como Citar

Oliveira, A. N. de, Siqueira, M. C. A., & Lima, R. M. (2020). CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDICIPLINARIDADE NUM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO IFCE CAMPUS SOBRAL. Conexões - Ciência E Tecnologia, 14(4), 50–61. https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i4.1522

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)