Ciclo de Palestras como Ação Motivadora e Integralizadora: A Extensão no IFCE Fortalecendo a Formação dos Novos Professores de Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v11i6.1193

Resumo

O Ciclo de Palestras da Licenciatura em Física (CPLF) é uma atividade de extensão, promovida pela coordenação do curso de Licenciatura em Física do IFCE, Campus Sobral (IFCE Sobral), em colaboração com docentes do eixo e instituições parceiras, e que visa aproximar e integrar as comunidades interna e externa ao IFCE numa ação voltada à divulgação do conhecimento científico, bem como dos grupos de pesquisa e produções atuais em ciência. Como ação social, o evento tem desempenhado uma atividade de arrecadação de alimentos, durante as palestras, para serem doados a instituições beneficentes da região. Este texto consta de um relato do desenvolvimento do referido projeto/ação durante o ano de 2016 e condensa em si algumas das percepções dos envolvidos. Para sua produção foi feita uma pesquisa de campo, por meio de um questionário aplicado a professores, alunos e demais pessoas que estiveram presentes em momentos de realização do CPLF no ano em questão. Espera-se que esta ação, que consideramos bem-sucedida, sirva como norte para aqueles que desejam formular projetos semelhantes, que visem possibilitar uma formação sólida e abrangente aos seus discentes à medida que se aproxime a instituição da comunidade externa, fortalecendo sua identidade e a formação dos envolvidos.

Biografia do Autor

Antônio Nunes de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus de Sobral

É licenciado em Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/2008). É mestre em Ensino de Ciências e Matemática; Área de concentração: Ensino de Física (UFC/2013). Atuou como professor do curso de Física da UECE/FECLI durante o período 2010-2014, lecionando disciplinas como: Física Moderna, Eletromagnetismo Básico I, Eletromagnetismo Básico II, Introdução a Física, História da Física, Mecânica Básica I, Mecânica Básica II, Termodinâmica, Biofísica, Cálculo Diferencial e Integral I, Cálculo Diferencial e Integral III, PCC de Mecânica e Termodinâmica, PCC de Física Moderna e Monografia. Foi professor do Instituto Federal do Pará (IFPA/CRMB), onde atuou na educação do campo, trabalhando com os povos indígenas, quilombolas e assentados. Foi professor do IFPI/CAMPUS PICOS. Atualmente, é servidor do quadro efetivo no IFCE campus Sobral onde atua como professor e coordenador do curso de Licenciatura em Física. Desde 2014 atua como professor convidado no projeto Ibaorebu que é coordenado pela FUNAI juntamente com o povo Munduruku.

Otávio Paulino Lavor, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Campus de Pau dos Ferros

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Estadual do Ceará (2011), graduação em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2011), graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Metodista de São Paulo (2010), mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2013) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Atualmente, é professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Tem experiência na área de Física e Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais, Geometria, Física Matemática e Eletromagnetismo aplicado a Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: equações diferencias especiais e aplicações, geometria diferencial, método da linha de transmissão transversa e antenas de microfita.

Marcos Cirineu Aguiar Siqueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus de Sobral

Possui graduação em Matemática e Física (Habilitação em Regime Especial) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005). Atualmente, é professor efetivo, com dedicação exclusiva, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Didática da Matemática.

Emanuel Veras de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Campus de Picos

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Piauí (2009), graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (2009) e Mestrado em Física pela Universidade Federal do Piauí (2012). No Mestrado, trabalhou na área de Teoria Quântica de Campos em Física da Matéria Condensada quando estudou as propriedades críticas dos pontos de Lifshitz m-Axiais Anisotrópicos utilizando o Teorema de BPHZ. Atualmente, é professor com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Picos, e está desenvolvendo o doutorado pela Universidade Estadual de Campinas, no qual está obtendo experiência na área de Teoria Geral de Partículas e Campos, atuando principalmente nos seguintes temas: QCD não-perturbativa, Glueballs, Equações de Schwinger-Dyson e Equações de Bethe-Salpeter.

Brendon Sebastião Marcos Barros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Campus de Picos

Graduando do Curso de Licenciatura em Física no IFPI, Campus de Picos, com interesse na área de estudos eletromagnéticos, gravitacionais e física de partículas.

Downloads

Publicado

29-12-2017

Como Citar

Oliveira, A. N. de, Lavor, O. P., Siqueira, M. C. A., Souza, E. V. de, & Barros, B. S. M. (2017). Ciclo de Palestras como Ação Motivadora e Integralizadora: A Extensão no IFCE Fortalecendo a Formação dos Novos Professores de Física. Conexões - Ciência E Tecnologia, 11(6), 45–53. https://doi.org/10.21439/conexoes.v11i6.1193

Edição

Seção

Artigos