Análise espacial da floresta urbana e sua relação com a densidade demográfica no estado do Rio de Janeiro, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v19.3753Palavras-chave:
Arborização urbana, Distribuição espacial da floresta urbana, Equidade ambientalResumo
Com o crescimento populacional urbano e as mudanças climáticas agravadas pelas atividades humanas, garantir uma distribuição justa dos benefícios da arborização urbana é desafiador. Identificar áreas prioritárias para a gestão da vegetação é fundamental para maximizar esses benefícios e promover equidade ambiental. Este estudo avalia a distribuição espacial da floresta urbana e sua relação com a densidade demográfica no estado do Rio de Janeiro. A cobertura vegetal urbana foi estimada a partir de imagens de satélite Sentinel-2/MSI. A precisão da classificação foi avaliada pelos índices de exatidão global e Kappa, além dos valores de discordância de quantidade e alocação. As relações espaciais entre densidade demográfica e floresta urbana foram analisadas utilizando a estatística de Moran I. O estado apresentou uma cobertura vegetal de 16,19%, com uma média de 29,58 m² de vegetação por habitante. No entanto, essa cobertura está distribuída de forma desigual entre os municípios. Foi observada uma correlação negativa entre a presença de floresta urbana e a densidade populacional, indicando que áreas com menor cobertura vegetal estão cercadas por regiões mais densamente povoadas. A compreensão dessas relações contribui para a adoção de políticas urbanas que promovam cidades sustentáveis e resilientes, destacando áreas prioritárias para intervenções.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Glaycianne Christine Vieira dos Santos Ataide, Danilo Henrique dos Santos Ataide, Renata Pontes Araujo, Bruno Araujo Furtado de Mendonça, João Vicente de Figueiredo Latorraca

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na Revista Conexões: Ciência e Tecnologia concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY -NC-SA 4.0) . Nossos artigos estão disponíveis gratuitamente e gratuitamente, com privilégios para atividades educacionais, pesqueiras e não comerciais.



