BANCO DE MUDAS: 10 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO PARA A QUALIDADE AMBIENTAL DE SOBRAL-CE

Autores

  • Marcelo Oliveira Teles de Menezes Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Av. Doutor Guarany, 317. Derby Clube, Sobral-CE.
  • João Batista de Freitas Filho Banco de Mudas de Sobral (Estagiário)
  • Marcos Erick Rodrigues da Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Av. Doutor Guarany, 317. Derby Clube, Sobral-CE.

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v6i2.470

Resumo

Os hortos e viveiros de mudas são a principal infraestrutura de apoio à arborização e outras atividades como reflorestamento e educação ambiental. O Horto Municipal ou “Banco de Mudas” de Sobral-CE completa sua primeira década como um dos hortos mais eminentes do estado. Com o objetivo de avaliar e compartilhar a contribuição do Banco de Mudas para a qualidade ambiental de Sobral, realizou-se o inventário de atividades e projetos desenvolvidos pelo órgão, com ênfase para a produção e distribuição de mudas. O horto conta atualmente com 141 funcionários e um espaço de 1 hectare, incluindo laboratório de sementes, auditório, pátio de estocagem, pátio de compostagem, dentre outros. Além dos projetos secundários de compostagem, reciclagem e educação ambiental, o órgão coopera na manutenção de 126 espaços públicos, com atividades de arborização, poda, jardinagem e capinagem. São produzidas anualmente 50.583 mudas de 48 espécies vegetais para plantio (3,6%), distribuição (54,5%), doação (31,1%) e troca por resíduos sólidos, dentro os quais destacam-se as garrafas PET (11,9%), sacos plásticos (3%) e óleo usado (0,2%). Os resultados mostram que o horto desempenha um importante papel para a conscientização da sociedade sobralense e prolongamento da vida útil do aterro sanitário da cidade.

Downloads

Publicado

22-10-2012

Como Citar

Teles de Menezes, M. O., Freitas Filho, J. B. de, & Silva, M. E. R. da. (2012). BANCO DE MUDAS: 10 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO PARA A QUALIDADE AMBIENTAL DE SOBRAL-CE. Conexões - Ciência E Tecnologia, 6(2). https://doi.org/10.21439/conexoes.v6i2.470

Edição

Seção

Artigos