Influência de um Projeto Não Governamental na Educação Ambiental Formal e Informal: O Caso do Projeto Algas, Cultivando Sustentabilidade

Autores

  • Emanoel Rodrigues Moura Faculdade de Educação de Itapipoca da Universidade Estadual do Ceará - FACEDI/UECE.
  • Cristiane Maria Sampaio Forte Faculdade de Educação de Itapipoca da Universidade Estadual do Ceará - FACEDI/UECE.
  • Andréa Pereira Silveira Faculdade de Educação de Itapipoca da Universidade Estadual do Ceará - FACEDI/UECE.

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v11i4.955

Resumo

Ações de Educação Ambiental formal e informal não são mutuamente excludentes, embora na prática predominem abordagens segregadas. Por isso, nosso objetivo foi saber se um projeto não governamental de atividades sustentáveis e com fundamentos na educação ambiental influencia na sensibilização ambiental de estudantes da escola local. Nossa hipótese é que os alunos da Escola Fortunato Severiano da Costa (Escola B –EB), situada na comunidade de Flecheiras local de desenvolvimento do projeto “Algas: Cultivando Sustentabilidade”, são mais sensíveis a questão ambiental do que a dos alunos da escola Raimundo Nonato Ribeiro (Escola A – EA), situada na sede do município de Trairi-Ceará, onde não existe nenhum projeto com estas qualificações. Selecionamos 35 alunos da EA e 33 alunos da EB, das turmas de 3º ano do ensino médio para este estudo de caso. Utilizamos um questionário com 13 questões objetivas divididas em três tópicos: hábito diário, consumo responsável e conhecimentos ambientais. Diferente do esperado, não registramos uma sensibilização superior dos alunos da EB em relação aos alunos da EA, pois as porcentagens das respostas elencancas nos três tópicos foram semelhantes. Essa semelhança pode i) ser resultado de um trabalho de conscientização escolar superior na EA, visto que 69% dos alunos obtem informações ambientais na EA, em comparação com os 38% da EB e/ou ii) ser reflexo de uma abrangência do projeto algas fora dos limites da comunidade. As duas explicações são plausíveis e devem atuar conjuntamente, resultando em níveis de sensibilização ambiental elevados e semelhantes entre os alunos das duas escolas investigadas.

Biografia do Autor

Emanoel Rodrigues Moura, Faculdade de Educação de Itapipoca da Universidade Estadual do Ceará - FACEDI/UECE.

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Itapipoca da Universidade Estadual do Ceará (FACEDI/UECE)

Cristiane Maria Sampaio Forte, Faculdade de Educação de Itapipoca da Universidade Estadual do Ceará - FACEDI/UECE.

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará (1993), mestrado em Geociências (Geoquímica Ambiental) pela Universidade Federal Fluminense (1996) e doutorado em Química (área de concentração Química Analítica) pela Universidade Federal do Ceará (2012). É professora Adjunto I, da Universidade Estadual do Ceará. Atua na área de Química Analítica, Eletroanalítica, Química Ambiental e Ensino de Química. Participa do Projeto Integrando Escola e Universidade na formação de professores e alunos da Educação Básica - Novos Talentos 2012, como Coordenadora do Sub-Projeto Novos Talentos FACEDI.

Andréa Pereira Silveira, Faculdade de Educação de Itapipoca da Universidade Estadual do Ceará - FACEDI/UECE.

Possui Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (1998), Mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2002) e Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal do Ceará (2012). Atualmente, é professora Adjunta da Faculdade de Educação de Itapipoca da Universidade Estadual do Cerá (FACEDI/UECE). Tem experiência na área de pesquisa em Ecologia Vegetal, com ênfase em: Estrutura e Dinâmica de Populações Vegetais, Ensino de Ecologia e Ensino de Botânica.

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Publicado

21-12-2017

Como Citar

Moura, E. R., Forte, C. M. S., & Silveira, A. P. (2017). Influência de um Projeto Não Governamental na Educação Ambiental Formal e Informal: O Caso do Projeto Algas, Cultivando Sustentabilidade. Conexões - Ciência E Tecnologia, 11(4), 37–46. https://doi.org/10.21439/conexoes.v11i4.955

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