Percepção da Poluição Sonora no Ambiente Escolar

Autores

  • Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza -FAMETRO
  • Andréa Pereira Silveira Faculdade de Educação de Itapipoca - Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v11i4.1030

Resumo

A poluição sonora afeta hospitais, residências e escolas, causando danos na saúde física e mental dos envolvidos. Por isso, esta pesquisa teve como objetivo saber qual a percepção dos alunos e professores quanto à poluição sonora e seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem. Foram utilizadas abordagens quantitativa e qualitativa pelo método de análise do conteúdo de Bardin, para avaliar os questionários aplicados a 11 professores e 148 alunos da escola Cenecista Pio XII, Itapipoca-Ceará. Professores e alunos percebem ruídos internos e externos e identificam suas causas - principalmente conversas paralelas e tráfego de veículos - de forma semelhante. No entanto, eles diferem em relação às fontes mais poluidoras; os professores se queixam do barulho interno, mas para os alunos este é consequência dos ruídos externos. Mudanças de atitude de alunos e professores, combinadas com um tratamento acústico interno e externo são essenciais para o bom desempenho dos processos cognitivos.

Biografia do Autor

Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques, Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza -FAMETRO

Enfermeira graduada pela Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (2010). Doutoranda em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde/PPCCLIS/ UECE (2014-). Mestre em Saúde Pública/Faculdade de Medicina/UFC (2012). Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2007). Especialista em Vigilância Sanitária pelo Instituto de Pós-Graduação da Faculdade Ateneu (2012). Docente da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza -FAMETRO. Tutora de pesquisa do curso de Ciências Biológicas a distância - UECE/UAB. Instrutora certificada pela ABENFO-Nacional e Área Técnica de Saúde da Mulher/ Ministério da Saúde para Capacitação Profissional em Enfermagem nos Ciclos Vitais com foco em Planejamento Reprodutivo. Atua em pesquisas na área de saúde sexual e reprodutiva, enfermagem obstétrica, epidemiologia, origem fetal das doenças no adulto, condições gênero-específicas e risco cardiovascular e promoção da saúde cardiovascular.

Andréa Pereira Silveira, Faculdade de Educação de Itapipoca - Universidade Estadual do Ceará

Possui Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (1998), Mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2002) e Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal do Ceará (2012). Atualmente, é Professora Adjunta da Faculdade de Educação de Itapipoca da Universidade Estadual do Cerá (FACEDI/UECE). Tem experiência na área de pesquisa em Ecologia Vegetal, com ênfase em: Estrutura e Dinâmica de Populações Vegetais, Ensino de Ecologia e Ensino de Botânica.

Downloads

Publicado

21-12-2017

Como Citar

Henriques, A. C. P. T., & Silveira, A. P. (2017). Percepção da Poluição Sonora no Ambiente Escolar. Conexões - Ciência E Tecnologia, 11(4), 62–70. https://doi.org/10.21439/conexoes.v11i4.1030

Edição

Seção

Artigos