CAPOEIRA E FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA: SABERES DE UMA PRÁXIS EXTENSIONISTA

Autores

  • SAMARA MOURA BARRETO ABREU IFCE
  • ELENEIDE GOMES SANTOS IFCE CANINDÉ
  • MARIA JANAINA LUSTOSA SOUTO IFCE CANINDÉ

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i1.1796

Palavras-chave:

Capoeira. Formação Docente. Saberes Docentes. Educação Física. Práxis Extensionista

Resumo

A capoeira vem se constituindo uma atividade de formação docente nos Sertões de Canindé através dos projetos de Extensão Capoeira-Educação e Capoeira-Comunidade cuja trajetória histórica foi iniciada em 2012, no IFCE Canindé. O estudo teve como objetivo compreender a mobilização de saberes para a formação docente em Educação Física numa práxis extensionista com a Capoeira. Desenvolveu-se um estudo de campo e descritivo com predominância da abordagem qualitativa, tomando a experiência vivida dos monitores nesse projeto de extensão. A análise interpretativa dos dados foi realizada por meio de um questionário. As implicações analíticas da pesquisa evidenciou que as experiências vivenciadas relacionadas aos saberes docentes (da experiência, do conhecimento e pedagógicos) desenvolvidos no projeto tiveram grande influência na atuação na vida e profissão docente dos monitores, no que se refere a uma práxis social que fomenta uma aprendizagem para a docência em Educação Física, reafirmando o construto dessa experiência como intervenção política e social com aproximações a uma prática de educação dialógica e humanística, desenvolvidas nas e pelas relações de intersetorialidade e participação social.

Biografia do Autor

SAMARA MOURA BARRETO ABREU, IFCE

Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é professora efetiva do IFCE - Campus Fortaleza. Coordenadora de Àrea do PIBID Educação Física do IFCE Canindé.

Downloads

Publicado

16-03-2020

Como Citar

ABREU, S. M. B., SANTOS, E. G., & SOUTO, M. J. L. (2020). CAPOEIRA E FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA: SABERES DE UMA PRÁXIS EXTENSIONISTA. Conexões - Ciência E Tecnologia, 14(1), 14–21. https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i1.1796

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)