CONHECIMENTOS DOCENTES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO E AÇÕES DESENVOLVIDAS NO PIBID DO IFCE CANINDÉ

Autores

  • Francisca Renata Silva Barbosa Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus de Canindé
  • Ana Cláudia Gouveia de Sousa Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus de Canindé
  • Luciana de Oliveira Souza Mendonça Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus de Canindé
  • Samara Moura Barreto Abreu Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus de Canindé

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i4.992

Resumo

A discussão acerca da formação de professores tem exigido inúmeras pesquisas, dentre elas destacam-se os temas acerca dos programas de formação inicial e continuada. Nisto entra em cena o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, que objetiva inserir o licenciando em contato direto com a escola a partir da práxis permeada nas diversas atividades nas escolas parceiras do programa. Dentro desse contexto, o Subprojeto “Re-construindo conhecimentos matemáticos” do IFCE - Campus de Canindé apresenta-se como proposta de aperfeiçoamento dos futuros professores da área, tendo como premissa básica oportunizar ações formadoras que favoreçam o desenvolvimento de práticas pedagógicas, proporcionando a esses licenciandos uma postura reflexiva sobre o ensino e aprendizagem de matemática. Assim, o presente texto relata uma pesquisa que objetivou analisar os conhecimentos construídos e explorados pelos licenciandos em matemática do IFCE – Campus de Canindé mediante atuação no PIBID. Para responder ao problema central da pesquisa lançamos mão de uma abordagem qualitativa de investigação, realizando uma pesquisa de campo do tipo estudo de caso, através da aplicação de um questionário semiestruturado a 19 graduandos/bolsistas do PIBID, como instrumento de coleta de dados. A análise desses dados foi feita com base na análise de conteúdo, e tomou como aporte teórico principal a base de conhecimentos docentes de Shulman (1986; 2005). Diante da pesquisa os resultados apontam diversificados conhecimentos construídos e ressignificados pelos sujeitos investigados a partir da participação efetiva no PIBID da forma como realizado, materializando–o como significativo na apreensão dialética e reflexiva do ser e fazer docente.

Biografia do Autor

Francisca Renata Silva Barbosa, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus de Canindé

Professora de Matemática, licenciada pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará -IFCE/Canindé

Ana Cláudia Gouveia de Sousa, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus de Canindé

Professora do IFCE Canindé

Luciana de Oliveira Souza Mendonça, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus de Canindé

Professora do IFCE Canindé

Samara Moura Barreto Abreu, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus de Canindé

Professora do IFCE Canindé

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Publicado

02-06-2016

Como Citar

Barbosa, F. R. S., de Sousa, A. C. G., Mendonça, L. de O. S., & Abreu, S. M. B. (2016). CONHECIMENTOS DOCENTES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO E AÇÕES DESENVOLVIDAS NO PIBID DO IFCE CANINDÉ. Conexões - Ciência E Tecnologia, 9(4), 67–77. https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i4.992