As Estratégias de Marketing Aplicadas ao Timesharing: Um Estudo de Caso de um Resort Cearense

Autores

  • Victor Hugo Santos de Castro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE)
  • Janine Oliveira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE)

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v12i1.1245

Palavras-chave:

timesharing, marketing, resort, Fortaleza - Ceará.

Resumo

Este estudo abordou a comercialização do time-sharing em um meio de hospedagem do Ceará. O objetivo deste estudo foi analisar as estratégias de marketing aplicadas ao time-sharing e à fidelização dos clientes de um resort cearense. A pesquisa teve como objetivos específicos: averiguar o perfil do público-alvo e a segmentação de mercado utilizada pelo resort em questão para potencializar as vendas do tempo compartilhado; identificar as principais ferramentas consideradas no processo de comercialização do time-sharing; investigar os impactos da venda do tempo compartilhado nos períodos de baixa estação para o meio de hospedagem e sociedade. Tratou-se de um estudo de caso, de caráter exploratório, com uma abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através de uma entrevista estruturada realizada com um funcionário do resort, com vasta experiência profissional no ramo de marketing e time-sharing aplicados à hotelaria. A análise dos dados foi realizada através da transcrição das falas do entrevistado. O estudo aponta que o time-sharing contribui para a ocupação dos apartamentos do empreendimento hoteleiro nos períodos de baixa estação; o perfil do cliente de time-sharing é caracterizado por pessoas casadas, com renda elevada e cultura de viagem, e a segmentação de mercado utilizada é a psicográfica; preço e promoção são as ferramentas consideradas no processo de comercialização do produto; para fidelizar o cliente a empresa oferece como diferenciais, o atendimento de qualidade para o hóspede, o cartão fidelidade com vários benefícios e descontos nos mais variados serviços; a venda do time-sharing traz benefícios para a comunidade local, através da geração de renda e empregos formais e informais.

Biografia do Autor

Victor Hugo Santos de Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE)

Janine Oliveira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE)

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Publicado

19-12-2019

Como Citar

Castro, V. H. S. de, & Silva, J. O. da. (2019). As Estratégias de Marketing Aplicadas ao Timesharing: Um Estudo de Caso de um Resort Cearense. Conexões - Ciência E Tecnologia, 13(3), 33–40. https://doi.org/10.21439/conexoes.v12i1.1245

Edição

Seção

Artigos

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