ESTUDOS DE DESCOLORAÇÃO OXIDATIVA DO AZO CORANTE ACID RED 27 EM MEIO AQUOSO VIA PROCESSO UV/H2O2

Autores

  • Francisco de Assis Rocha da Silva Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão Ambiental. IFCE Campus Fortaleza
  • Bruno César Barroso Salgado Instituto Federal do Ceará – Campus Maracanaú.
  • Kelly de Araújo Rodrigues Pessoa Instituto Federal do Ceará – IFCE Campus Fortaleza.
  • Glória Maria Marinho Silva Instituto Federal do Ceará – IFCE Campus Fortaleza.
  • Rinaldo dos Santos Araújo Instituto Federal do Ceará – IFCE Campus Fortaleza.

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v8i3.652

Resumo

No presente trabalho investigou-se a descoloração oxidativa do azo corante Acid Red 27em solução aquosa via oxidação fotoquímica (processo UV/H2O2. Os estudos de descoloração a temperatura ambiente (27 oC) foram realizados em batelada em um foto-reator com volume útil de 100 mL sob agitação magnética de 200 200 rpm e usando como fonte de radiação ultravioleta (254 nm) uma lâmpada de vapor de mercúrio de 5 W, a qual fornece uma intensidade de radiação constante de 17,7 mW/cm2. Experimentalmente foram investigados os efeitos dos parâmetros de concentração inicial de corante e dosagem do oxidante (H2O2) sobre a eficiência e cinética da descoloração. Os resultados obtidos usando 1,0 mM de oxidante e  concentrações iniciais de corante entre 2,5 e 25 mg/L mostram eficiências de descoloração superiores a 95%. Do ponto de vista cinético os dados experimentais se ajustaram bem ao modelo cinético de primeira ordem. A caracterização das soluções aquosas após tratamento oxidativo mostrou significativas reduções das bandas cromóforas e aromáticas para o azo corante. A análise por cromatografia iônica indicou baixo teores de nitrato e sulfato e a presença de íons como lactato, acetato, propionato, formiato, maleato, carbonato, oxalato e ftalato, o que evidencia os fenômenos simultâneos de descoloração e degradação do corante em meio aquoso.

Biografia do Autor

Francisco de Assis Rocha da Silva, Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão Ambiental. IFCE Campus Fortaleza

Engenheiro Químico pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Mestre em Tecnologia e Gestão Ambiental Mestre em Tecnologia e Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará – IFCE Campus Fortaleza.

Bruno César Barroso Salgado, Instituto Federal do Ceará – Campus Maracanaú.

Tecnólogo em Processos Químicos pelo Instituto Federal do Ceará - IFCE. Mestre em Tecnologia e Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará. Professor do Instituto Federal do Ceará – Campus Maracanaú.

Kelly de Araújo Rodrigues Pessoa, Instituto Federal do Ceará – IFCE Campus Fortaleza.

Engenheira Civil pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Doutora em Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo – EESC/USP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologia Ambiental do Instituto Federal do Ceará – IFCE Campus Fortaleza.

Glória Maria Marinho Silva, Instituto Federal do Ceará – IFCE Campus Fortaleza.

Farmacêutica-Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Doutora em Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo – EESC/USP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologia Ambiental do Instituto Federal do Ceará – IFCE Campus Fortaleza.

Rinaldo dos Santos Araújo, Instituto Federal do Ceará – IFCE Campus Fortaleza.

Químico Industrial pela Universidade Federal do Ceará -UFC. Mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Doutor em Química pela Universidade Federal do Ceará - UFC.

Downloads

Publicado

10-12-2014

Como Citar

Rocha da Silva, F. de A., Barroso Salgado, B. C., Rodrigues Pessoa, K. de A., Marinho Silva, G. M., & Araújo, R. dos S. (2014). ESTUDOS DE DESCOLORAÇÃO OXIDATIVA DO AZO CORANTE ACID RED 27 EM MEIO AQUOSO VIA PROCESSO UV/H2O2. Conexões - Ciência E Tecnologia, 8(3). https://doi.org/10.21439/conexoes.v8i3.652

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)