EVENTOS GASTRONÔMICOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O FESTIVAL DE QUEIJO COALHO DE JAGUARIBE-CEARÁ

Autores

  • Victor Hugo Santos de Castro Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Francisca da Silva Félix Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.1253

Resumo

O estudo aborda o Festival do Queijo Coalho em Jaguaribe-Ceará, também conhecido como Quejaribe. A pesquisa teve como objetivo geral: analisar os impactos em um meio de hospedagem e na economia local através da realização do evento. Teve como objetivos específicos: comparar a taxa de ocupação do meio de hospedagem no período do festival com as demais épocas do ano; identificar as estratégias de hospitalidade utilizadas pelo empreendimento hoteleiro; verificar a visão econômica do gestor do meio de hospedagem, quanto aos impactos do evento gastronômico na localidade. A metodologia utilizada foi de caráter exploratório, com uma abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada, aplicada a um meio de hospedagem e à Associação dos Produtores de Leite da região. A entrevista foi gravada e a análise dos dados ocorreu por meio da transcrição das falas dos entrevistados. Os resultados apontam que o evento eleva a taxa de ocupação do meio de hospedagem, contribuindo também para a economia, pois as vendas do comércio local aumentam, atraindo mais negócios. O estudo concluiu que o Festival Queijaribe traz mais visitantes e que a hotelaria local é beneficiada com a realização deste evento, apesar da inexistência de uma divulgação integrada entre os empreendimentos hoteleiros e a organização do evento.

Biografia do Autor

Victor Hugo Santos de Castro, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

Tecnólogo em Gestão de Turismo e Tecnólogo em Hotelaria, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Francisca da Silva Félix, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Tecnóloga em Hotelaria, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Downloads

Publicado

30-04-2021

Como Citar

Castro, V. H. S. de, & Félix, F. da S. (2021). EVENTOS GASTRONÔMICOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O FESTIVAL DE QUEIJO COALHO DE JAGUARIBE-CEARÁ. Conexões - Ciência E Tecnologia, 15, e021005. https://doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.1253

Edição

Seção

Seção da área multidisciplinar

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)