Curricularização da extensão: desdobramentos na Universidade Tecnológica Federal do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v19.3665Palavras-chave:
educação superior, universidade, extensão universitária, curricularização da extensão, UTFPR-PBResumo
O presente texto tem por objetivo analisar o processo de curricularização da extensão na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco (UTFPR-PB), para adequar-se à Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, do MEC/CNE/CES que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. O estudo caracteriza-se em pesquisa descritiva-analítica, em que discorremos sobre aspectos históricos, conceituais e legais relacionados à Extensão Universitária no contexto brasileiro. O processo de Curricularização da Extensão na UTFPR, com destaque para o Campus Pato Branco, é analisado por meio de documentos institucionais e dados estatísticos, os quais fomentam a discussão da prática extensionista desta instituição e dos desafios acarretados pela resolução mencionada. Esta análise se concentra nos aspectos pertinentes a essa temática, e destaca as estratégias adotadas para seu enfrentamento. Os resultados revelam a necessidade de um planejamento cauteloso em termos de carga horária e número de alunos a serem atendidos em Atividades Acadêmicas de Extensão (AAE), seja pela inserção de disciplinas ou componentes curriculares extensionistas, o que inclui a criação de novas estruturas de gestão para suportar tais atividades. Ademais, destaca-se a importância de se compreender a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, um desafio, ainda, vigente na Universidade.Downloads
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