Produção de materiais sustentáveis a partir da reutilização de cinzas de lodo de efluentes: uma revisão sistemática de literatura.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.3152

Palavras-chave:

Lodo de esgoto, materiais sustentáveis, reutilização, construção civil.

Resumo

Os lodos de efluentes, resíduos sólidos provenientes do tratamento de água residuais, demandam um gerenciamento efetivo, dada a considerável quantidade gerada nos centros urbanos e as condições exigidas necessárias para sua disposição final. A produção de materiais sustentáveis, que incorporem a reutilização de tais resíduos, contribui para a redução de emissões de CO₂. O objetivo deste trabalho consistiu em avaliar a produção de materiais sustentáveis utilizando as cinzas derivadas desses lodos. A metodologia sistemática de literatura tipo Methodi Ordinatio foi aplicada para classificar artigos com base no fator de impacto da revista, ano de publicação e número de citações. A análise dos artigos publicados nos últimos cinco anos (2018 a 2022) revelou duas tendências principais: a aplicação da tecnologia de solidificação/estabilização (S/E) para materiais perigosos à base de cimento e a fabricação de materiais como blocos de concreto, tijolos e compósitos cimentícios ecológicos. A reutilização de lodos, principalmente na forma de cinzas, apresenta potencial para a produção de materiais sustentáveis na construção civil e na infraestrutura, contribuindo assim para a gestão ambiental.

Biografia do Autor

Patricia Barros Viana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Técnica de laboratório em Saneamento e hidráulica na Universidade Federal do Ceará - Campus Russas. Mestranda em Tecnologia e Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, com pós-graduação em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico pelo Centro universitário Estácio de Sá e graduação em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Glória Maria Marinho Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Professora titular e pesquisadora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, Coordenadora do Mestrado em Tecnologia e Gestão Ambiental do IFCE; docente do mestrado EM PROPRIEDADE INTELECTUAL E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA PARA INOVAÇÃO - PROFNIT/IFCE. Possui graduação em Farmácia-bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (1986-1990), Mestrado em Engenharia Civil (Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Ceará (1999-2001) e Doutorado em Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos/USP (2002-2005), Pós-doutorado pela Universidade do Minho - PT (out/2014 - mar/2016).

Juceline Batista dos Santos Bastos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e doutora em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Ceará. Possui experiência em Engenharia Estrutural, principalmente em alvenaria estrutural. Hoje, atua na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Infraestrutura de Transportes, desempenhando atividades nos seguintes temas: projeto, construção e monitoramento de pavimentos asfálticos; dosagem e caracterização mecânica de misturas asfálticas; análise e dimensionamento de pavimentos.

Esequiel Fernandes Teixeira Mesquita, Universidade Federal do Ceará.

Professor do curso de Engenharia Civil e Coordenador do Laboratório de Reabilitação e Durabilidade das Construções (LAREB) da Universidade Federal do Ceará, Campus Russas, e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, é Doutor em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Foi Professor Convidado do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Florença (Itália, 2018).

Downloads

Publicado

22-03-2024

Como Citar

Viana, P. B., Silva, G. M. M., Bastos, J. B. dos S., & Mesquita, E. F. T. (2024). Produção de materiais sustentáveis a partir da reutilização de cinzas de lodo de efluentes: uma revisão sistemática de literatura. Conexões - Ciência E Tecnologia, 18, e022006. https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.3152

Edição

Seção

Seção de Engenharias

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)