Análise Mecânica de Resíduos de Construção e Demolição por meio de Ensaios Empíricos e Mecanísticos

Autores

  • Mayara da Silva Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Thaís Cavalcante dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Juceline Batista dos Santos Bastos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Teresa Raquel Lima Farias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v12i1.1230

Resumo

Tendo em vista as vantagens técnicas, econômicas e socioambientais que o agregado reciclado pode oferecer e a busca por materiais alternativos que apresentem características adequadas para utilização em camadas de pavimentos rodoviários, nesta pesquisa buscou-se avaliar a viabilidade do uso de Resíduos da Construção e Demolição (RCD) em camadas de pavimentos. Para tanto, o comportamento mecânico de três materiais foi avaliado, sendo um RCD puro, um solo natural e o mesmo solo estabilizado com RCD na proporção de 50%. Foram realizados ensaios de: caracterização, compactação com emprego de diferentes energias, determinação do Índice de Suporte Califórnia (CBR) e Módulo de Resiliência (MR). A análise granulométrica demonstrou que o RCD e o solo apresentaram, respectivamente, características predominantemente pedregulhosa (51,4%) e arenosa (69,8%). Ambas as amostras (RCD e solo) foram classificadas como A-1-b, classificação da AASHTO. Os resultados do estudo sugerem a necessidade de uma maior energia de compactação nas camadas granulares estabilizadas com RCD, tendo em vista o significativo incremento proporcionado aos valores de CBR obtidos com o aumento da energia (com valores de aproximadamente 20% na energia intermediária, superou 140% na energia modificada). Os valores de CBR e MR indicaram a viabilidade técnica do RCD puro e do solo estabilizado com RCD, para ser empregado em camadas de bases, visto o comportamento mecânico desses materiais, a compatibilidade com os agregados convencionais e o atendimento às especificações para uso em pavimentos rodoviários.

Biografia do Autor

Thaís Cavalcante dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Graduada em Tecnologia em Estradas pelo Instituto Federal do Ceará

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Publicado

01-03-2018

Como Citar

Lima, M. da S., dos Santos, T. C., Bastos, J. B. dos S., & Farias, T. R. L. (2018). Análise Mecânica de Resíduos de Construção e Demolição por meio de Ensaios Empíricos e Mecanísticos. Conexões - Ciência E Tecnologia, 12(1), 29–37. https://doi.org/10.21439/conexoes.v12i1.1230

Edição

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