Desenvolvimento e avaliação de aplicativo móvel para o estudo da matemática e preparação para o ENEM
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.2734Palavras-chave:
Aplicativo móvel, Matemática, EnemResumo
Este artigo apresenta o desenvolvimento e a análise de um aplicativo móvel, utilizado como instrumento para estudo da Matemática, cuja finalidade é a preparação para o Enem. Esta pesquisa foi realizada no Instituto Federal, campus Floresta, durante o ensino remoto, tendo seu processo de investigação conduzido em três fases: análise curricular do Ensino Médio, desenvolvimento do aplicativo e análise das percepções da experiência dos usuários, composta por 62 estudantes e 2 docentes. Os resultados indicam ser uma abordagem de estudo prática e de fácil utilização, que fornece uma experiência de aprendizagem extra sala e que contribui para o autoaprendizado. Através dos acompanhamentos dos desempenhos individuais e coletivos fornecido pelo aplicativo, os professores tiveram uma visão mais holística dos aprendizados da turma, podendo promover ações acadêmicas visando a melhoria do rendimento dos estudantes.Referências
BORUCHOVITCH, E.; GÓES, N. Estratégias de aprendizagem: como promovê-las? Brasil. São Paulo: Vozes, 2020.
BROWN, T. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020.
CHAI-ARAYALERT, S.; PUTTINAOVARAT, S. Designing mangrove ecology self-learning application based on a micro-learning approach. International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET), v. 15, n. 11, p. 29–41, 2020.
COELHO, M. Consultas vagas do SISU. 2018. Guia do Estudante. Disponível em: https://x.gd/MNfZ6. Acesso em: 24 out. 2022.
World Economic Forum. The Global Information Technology Report. 2016. Disponível em: https://www.weforum.org/reports/the-globalinformation-technology-report-2016. Acesso em: 24 out. 2022.
ZUCCHI, G. : Os desafios a enfrentar no Enem e na Fuvest. 2017. Estadão. Disponível em: https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,osdesafios-a-enfrentar-no-enem-e-nafuvest,70002015974. Acesso em: 24 out. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Felipe Omena Marques Alves, Ana Flávia Resende Oliveira Honório, Alex Sandro Gomes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na Revista Conexões: Ciência e Tecnologia concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY -NC-SA 4.0) . Nossos artigos estão disponíveis gratuitamente e gratuitamente, com privilégios para atividades educacionais, pesqueiras e não comerciais.