Desenvolvimento e avaliação de aplicativo móvel para o estudo da matemática e preparação para o ENEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.2734

Palavras-chave:

Aplicativo móvel, Matemática, Enem

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento e a análise de um aplicativo móvel, utilizado como instrumento para estudo da Matemática, cuja finalidade é a preparação para o Enem. Esta pesquisa foi realizada no Instituto Federal, campus Floresta, durante o ensino remoto, tendo seu processo de investigação conduzido em três fases: análise curricular do Ensino Médio, desenvolvimento do aplicativo e análise das percepções da experiência dos usuários, composta por 62 estudantes e 2 docentes. Os resultados indicam ser uma abordagem de estudo prática e de fácil utilização, que fornece uma experiência de aprendizagem extra sala e que contribui para o autoaprendizado. Através dos acompanhamentos dos desempenhos individuais e coletivos fornecido pelo aplicativo, os professores tiveram uma visão mais holística dos aprendizados da turma, podendo promover ações acadêmicas visando a melhoria do rendimento dos estudantes.

Biografia do Autor

Felipe Omena Marques Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IFSERTÃO-PE

Doutorando em Ciência da Computação no Centro de Informática (UFPE) e Professor do Instituto Federal, campus Floresta. É mestre em Engenharia da Computação pela Escola Politécnica de Pernambuco (2014), onde trabalhou com Inteligência Computacional e Orientação a Aspectos e graduado em Sistemas de Informação (2012). Leciona disciplinas relacionadas à Engenharia de Software sobretudo na área de programação e se dedica a pesquisas na área de Aprendizagem e Tecnologia.

Ana Flávia Resende Oliveira Honório, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IFSERTÃO-PE

Possui conhecimentos na área de Ciência da Computação, com ênfase em Tecnologia da Informação. Tem experiência no ensino de Língua Inglesa à crianças e adolescentes. Já participou de um projeto de Imersão e ensino do Inglês na Educação Infantil.

Alex Sandro Gomes, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Alex Sandro Gomes é Engenheiro Eletrônico (UFPE, 1992), Mestre em Psicologia Cognitiva (UFPE, 1995) e concluiu o doutorado em Ciências da Educação pela Université de Paris V (René Descartes) em 1999. Atua nas áreas de Informática na Educação e Interação Humano-Computador com ênfase na concepção de ambientes de aprendizagem. Atualmente é Professor no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCC CAPES 7) no qual é líder do grupo de pesquisa Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional. Em sua atuação associativa foi vice-presidente da Academia Pernambucana de Ciências (2019-2021), membro da Diretoria de Inovação da Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED (2019-2021), membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Computação - SBC (2020-2021), Presidente da Comissão Especial de Informática Educativa - CEIE da SBC (2020-2021), e, membro da Comissão Especiais de Interação Humano Computador - CEIHC da SBC (2010-2011). Coordenou 30 eventos eventos nacionais e internacionais, dentre eles CBIE e IHC, promovidos pela SBC, Hipertexto e Ctrl-E. Publicou mais de 400 trabalhos em periódicos especializados, anais de eventos, livros e capítulos. Orientou ou co-orientou mais de 70 dissertações de mestrado e teses de doutorado na área. Foi professor visitante na Faculdade de Educação da UFC (Campus do Benfica), no Departamento de Ciência da Computação da Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile, no Instituto Fraunhofer para Pesquisa de Computação Gráfica IGD, Alemanha, e no Centro de Pesquisa Digital Etnográfica (DERC) - RMIT University, Austrália e Centre for Research in Education (CREN), University of Nantes. Exerce funções de assessoria na CAPES, CNPq, FACEPE, FAPESB e FAPITEC. Em 2018 foi agraciado com o Prêmio Tércio Pacitti pela Sociedade Brasileira de Computação por sua atuação no cenário nacional em prol da Educação em Computação. Atuou em projetos de inovação tecnológica em cooperação com empresas: CAPES, Cesar, EMBRAPA, In Forma Software, Instituto Ayrton Senna, Grupo Positivo, Ministério da Educação, MV sistemas, Samsung, Sebrae, SENAC. Atua com Educação e Popularização de C&T editando livros para formação de professores - Série Professor Criativo - e difusão do Pensamento de Design. Atua com empreendedorismo inovador como mentor da start up Redu.Digital, incubada no Pólo Tecnológico da UFPE.

Referências

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Publicado

16-05-2024

Como Citar

Alves, F. O. M., Honório, A. F. R. O., & Gomes, A. S. (2024). Desenvolvimento e avaliação de aplicativo móvel para o estudo da matemática e preparação para o ENEM. Conexões - Ciência E Tecnologia, 18, e022001. https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.2734

Edição

Seção

Seção da área multidisciplinar

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