A MONITORIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v17i0.2501

Palavras-chave:

Monitoria. Formação Inicial Docente. Autoavaliação.

Resumo

A monitoria é um momento importante no processo de formação inicial docente, pois o aluno em formação tem a oportunidade de vivenciar e aperfeiçoar seus conhecimentos entre teoria e prática. Desse modo, o estudo teve como objetivo relatar a experiência na monitoria da disciplina Metodologia Científica, no curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, bem como discutir a importância da monitoria como instrumento de aperfeiçoamento da formação inicial docente. A monitoria se desenvolveu de 12 de Dezembro de 2019 a 12 de Dezembro de 2020. Logo, apresentou-se uma autoavaliação sobre as experiências vivenciadas, indicando que cada experiência foi importante para o aprimoramento da prática inicial do ser professor. Por outro lado, podem ser destacadas algumas dificuldades devido à pandemia da Covid-19, pois, alunos relataram que não conseguiam acompanhar a disciplina por falta de equipamentos tecnológicos e acesso à internet, o que dificultou o processo de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Janiele Santos de Sousa, Instituto Federal do Ceará

Estudante de Licenciatura em Educação Física- IFCE CANINDÉ.

Leandro Araujo De Sousa, Instituto Federal do Ceará

Professor do IFCE-CANINDÉ.

Downloads

Publicado

28-02-2023

Como Citar

de Sousa, J. S., & De Sousa, L. A. (2023). A MONITORIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Conexões - Ciência E Tecnologia, 17, e022003. https://doi.org/10.21439/conexoes.v17i0.2501

Edição

Seção

Seção de Ciências Humanas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.