A Docência na Contemporaneidade e a Formação da Pessoa Docente mediante as Configurações da Sociedade Brasileira Atual

Autores

  • Dorgival Gonçalves Fernandes Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v11i2.1093

Resumo

O artigo discute a formação docente assumindo-a como formação humana, centrando-se na pessoalidade do professor. Seu objetivo é refletir sobre a contemporaneidade da docência e os processos de formação para o seu exercício, considerando as vicissitudes e singularidade do tempo presente e as suas demandas educacionais. O trabalho se caracteriza como um ensaio em perspectiva filosófica. Teoricamente nos fundamentamos em autores que nos ajudam a pensar a educação na contemporaneidade, tais como Michel Foucault, António Nóvoa e Zigmunt Bauman. Consideramos a inadequação do modelo de formação vigente e apontamos as noções de cuidado de si e governo de si como pressupostos para praticar a formação e o trabalho docente, associando-se as categorias professoralidade e pessoalidade. Assim, cremos ser possível trabalhar a formação docente de modo a assegurar ao futuro professor a autonomia e os saberes necessários para lidar com as características sócio-políticas e as demandas educacionais contemporâneas.

Biografia do Autor

Dorgival Gonçalves Fernandes, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Professor associado III da Unidade Acadêmica de Educação do Centro de Formação de Professores da UFCG. Pós-doutor em Educação pela USP. Doutor em Educação pela UFSCar. Mestre em Educação e Pedagogo pela UFPB.

Downloads

Publicado

15-03-2017

Como Citar

Fernandes, D. G. (2017). A Docência na Contemporaneidade e a Formação da Pessoa Docente mediante as Configurações da Sociedade Brasileira Atual. Conexões - Ciência E Tecnologia, 11(2), 28–35. https://doi.org/10.21439/conexoes.v11i2.1093