CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM LICENCIATURA EM QUÍMICA: UM OLHAR ATENTO SOBRE OS FUTUROS PROFESSORES

Autores

  • Jaqueline de Lima Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Marcus Vinícius Pinheiro Lopes Instituto Federal de Educação https://orcid.org/0000-0001-8481-3495

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i4.1487

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa de âmbito nacional que proporciona aos discentes de licenciatura o contato direto com o contexto escolar. O presente estudo tem como finalidade reconhecer, compreender e apresentar as contribuições do PIBID para a formação inicial docente dos estudantes de Licenciatura em Química. Para o alcance desse objetivo almeja-se de modo específico analisar os benefícios das relações estabelecidas entre bolsista-supervisor para o desenvolvimento profissional do futuro docente; demonstrar a relevância da vivência de situações reais para a aquisição de conhecimentos práticos importantes para o enriquecimento tanto da formação quanto da ação pedagógica do bolsista e por fim, apontar as vantagens da sua proximidade com a carreira do magistério concedida pelo PIBID. Nessa pesquisa foi utilizada a abordagem qualitativa e quantitativa juntamente com o estudo de caso. Foram elaborados dois (2) questionários: um voltado para o bolsista do PIBID e outro para o supervisor do programa. Participaram ao todo trinta (30) bolsistas e três (3) supervisores na qual suas respostas foram analisadas. Quanto aos discentes, o referido programa possibilita experiências que enriquecem sua formação enquanto docente, proporcionando o contato com as situações reais da profissão e seu cotidiano, preparando-os melhor para a carreira do magistério. E em relação aos supervisores, o contato com os bolsistas favorece o compartilhamento de vivências e conhecimentos e os motivam a buscar novas informações e práticas metodológicas aperfeiçoando a sua ação pedagógica, além do incentivo para que os mesmos possam dar continuidade em sua formação acadêmica.

Biografia do Autor

Marcus Vinícius Pinheiro Lopes, Instituto Federal de Educação

Departamento de Ensino, Física

Downloads

Publicado

31-08-2020

Como Citar

de Lima Nascimento, J., & Pinheiro Lopes, M. V. (2020). CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM LICENCIATURA EM QUÍMICA: UM OLHAR ATENTO SOBRE OS FUTUROS PROFESSORES. Conexões - Ciência E Tecnologia, 14(4), 39–49. https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i4.1487

Edição

Seção

Artigos