RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA: MOSTRA DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.2110Palavras-chave:
Ensino de Física, Atividades Experimentais, Mostra de Física.Resumo
Neste trabalho, relata-se a experiência de uma Mostra de Física ocorrida em uma instituição de Ensino de nível técnico e superior. Essa atividade pedagógica com alto potencial didático envolveu diretamente os alunos matriculados nas disciplinas de Física dos cursos de Engenharia. O objetivo deste relato, além de descrever o evento, é identificar os seus benefícios para o ensino de Ciências, mais especificamente para a disciplina de Física. No citado evento, os alunos se organizaram previamente em equipes e apresentaram diferentes experimentos envolvendo conteúdos teóricos dos mais diversos assuntos ministrados em sala de aula. Além do espaço de exposição de experimentos, foi criado um ambiente de observação astronômica com o uso de telescópios, possibilitando-se a observação do céu noturno e identificação dos planetas visíveis na ocasião. Além dos alunos matriculados nas disciplinas de Física, alunos de uma escola estadual da região foram convidados para participar da mostra e um momento de intensa troca de conhecimentos foi estabelecido. A conclusão deste relato de experiência foi que o aprendizado, quando transpõe as paredes da sala de aula, explora diversas habilidades fundamentais para o processo de crescimento pessoal e cognitivo dos alunos envolvidos diretamente no processo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na Revista Conexões: Ciência e Tecnologia concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY -NC-SA 4.0) . Nossos artigos estão disponíveis gratuitamente e gratuitamente, com privilégios para atividades educacionais, pesqueiras e não comerciais.