RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA: MOSTRA DE FÍSICA

Autores

  • Nadia Ferreira de Andrade Esmeraldo Instituto Federal do Ceará
  • Renato Teixeira Moreira Instituto Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.2110

Palavras-chave:

Ensino de Física, Atividades Experimentais, Mostra de Física.

Resumo

Neste trabalho, relata-se a experiência de uma Mostra de Física ocorrida em uma instituição de Ensino de nível técnico e superior. Essa atividade pedagógica com alto potencial didático envolveu diretamente os alunos matriculados nas disciplinas de Física dos cursos de Engenharia. O objetivo deste relato, além de descrever o evento, é identificar os seus benefícios para o ensino de Ciências, mais especificamente para a disciplina de Física. No citado evento, os alunos se organizaram previamente em equipes e apresentaram diferentes experimentos envolvendo conteúdos teóricos dos mais diversos assuntos ministrados em sala de aula. Além do espaço de exposição de experimentos, foi criado um ambiente de observação astronômica com o uso de telescópios, possibilitando-se a observação do céu noturno e identificação dos planetas visíveis na ocasião. Além dos alunos matriculados nas disciplinas de Física, alunos de uma escola estadual da região foram convidados para participar da mostra e um momento de intensa troca de conhecimentos foi estabelecido. A conclusão deste relato de experiência foi que o aprendizado, quando transpõe as paredes da sala de aula, explora diversas habilidades fundamentais para o processo de crescimento pessoal e cognitivo dos alunos envolvidos diretamente no processo.

Biografia do Autor

Nadia Ferreira de Andrade Esmeraldo, Instituto Federal do Ceará

Física

Renato Teixeira Moreira, Instituto Federal do Ceará

Doutor em Engenharia de Pesca e Recursos Pesqueiros. Área: Engenharia de Pesca.

Downloads

Publicado

27-07-2021

Como Citar

Esmeraldo, N. F. de A., & Moreira, R. T. (2021). RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA: MOSTRA DE FÍSICA. Conexões - Ciência E Tecnologia, 15, e021014. https://doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.2110

Edição

Seção

Seção de Ciência Exatas e da Terra

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)