ETNOMATEMÁTICA, DESAFIOS E JOGOS: UMA EXPERIÊNCIA COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA MUNDURUKU

Autores

  • Antônio Nunes Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus de Sobral
  • Jairo Saw Munduruku Projeto Ibaorebu
  • Claudeth Gabriel Munduruku Projeto Ibaorebu
  • Wilton Bezerra Fraga Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus de Sobral

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i4.958

Resumo

Este trabalho consiste em um relato de experiência da utilização da Etnomatemática, desafios e jogos na educação escolar indígena, ocorrida durante a XII Etapa Intensiva - Tempo Escola do Projeto Ibaorebu de Formação Integral Munduruku, realizado no período de 20 maio a 08 de junho de 2015 na Aldeia Sai Cinza/PA. Durante a etapa objetivamos fazer com que o ensino-aprendizagem da Matemática se tornasse algo prazeroso aos estudantes do projeto e ao mesmo tempo adequado a futuras transposições a serem efetuadas por estes em suas aldeias, valorizando o seu ambiente, sua cultura e tradições. Partimos da hipótese de que um ensino que valoriza a cultura do aprendiz e que ao mesmo tempo faz uso de material concreto com atividades lúdicas seria exitoso. Com esse fim fizemos uso de materiais disponíveis na natureza, dos conhecimentos matemáticos existentes em sua cultura e de jogos e desafios capazes de instigar a participação de todos em atividades de construção do conhecimento. O objetivo principal deste trabalho é fazer com que as experiências compartilhadas, que foram fruto de uma pesquisa de campo com duas turmas de Magistério Intercultural, durante a disciplina de Linguagem Matemática, sirvam de inspiração para aqueles que futuramente estarão trabalhando em projetos semelhantes. Utilizar atividades concretas de forma a valorizar a cultura dos cursistas, seus conhecimentos prévios e, envolvê-los em atividades coletivas, repercutiu positivamente com o bom andamento do processo ensino-aprendizagem dos alunos em questão, como constatamos, através de uma avaliação durante seminário onde os cursistas apresentavam para as outras turmas, os conhecimentos que eles haviam adquirido na etapa.

Biografia do Autor

Antônio Nunes Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus de Sobral

É licenciado em Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/2008). É mestre em Ensino de Ciências e Matemática; Área de concentração: Ensino de Física (UFC/2013). Atuou como professor do curso de Física da UECE/FECLI durante o período 2010-2014, lecionando disciplinas como: Física Moderna, Eletromagnetismo Básico I, Eletromagnetismo Básico II, Introdução a Física, História da Física, Mecânica Básica I, Mecânica Básica II, Termodinâmica, Biofísica, Cálculo Diferencial e Integral I, Cálculo Diferencial e Integral III, PCC de Mecânica e Termodinâmica, PCC de Física Moderna e Monografia. Foi professor do Instituto Federal do Pará IFPA/CRMB, onde atuou na educação do campo, trabalhando com os povos indígenas, quilombolas e assentados. Foi professor do IFPI/CAMPUS PICOS. Atualmente é servidor do quadro efetivo no IFCE campus Sobral onde atua como professor e coordenador do curso de Licenciatura em Física. É membro do grupo de pesquisa em Física Aplicada e Docência (GFAD) e desde 2014 atua como professor convidado no projeto Ibaorebu que é coordenado pela FUNAI juntamente com o povo Munduruku.

Jairo Saw Munduruku, Projeto Ibaorebu

ALUNO DO CURSO DE MAGISTÉRIO INTERCULTURAL DO PROJETO IBAOREBO E PROFESSOR INDÍGENA.

Claudeth Gabriel Munduruku, Projeto Ibaorebu

Aluno do projeto Ibaorebu e professor Munduruku

Wilton Bezerra Fraga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus de Sobral

Bolsista de Produtividade da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Funcap (BPI) de julho de 2010 a setembro de 2014. Possui graduação em Fisica Licenciatura pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2003), graduação em Física Bacharelado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2003), mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2006) e doutorado em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (2010). Atualmente é professor do ensino básico tec. e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará IFCE(), Professor Titular do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Telecomunicações em Nível de Mestrado no IFCE Campus Fortaleza, Professor Colaborador do Programa de Pós Graduação em Engenharia da Computação e Elétrica na Universidade Federal do Ceará (UFC) - Campus Sobral, pesquisador no Laboratório de Fotônica e LOCEM - Laboratório de Telecomunicações e Ciência e Engenharia de Materiais - UFC. Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada e Engenharia de Teleinformática, com ênfase no desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas de componentes eletrônicos e ópticos. Professor Efetivo do Mestrado Nacional em Ensino de Física, Campus Sobral e lider do grupo de pesquisa em Física Aplicada e Docência (GFAD).

Referências

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Publicado

03-05-2016

Como Citar

Oliveira, A. N., Munduruku, J. S., Munduruku, C. G., & Fraga, W. B. (2016). ETNOMATEMÁTICA, DESAFIOS E JOGOS: UMA EXPERIÊNCIA COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA MUNDURUKU. Conexões - Ciência E Tecnologia, 9(4), 91–97. https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i4.958