ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O OLHAR PARA “SI” COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO DO UNIVERSO

Autores

  • Ana Clara Souza Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Francélio Ângelo de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v13i4.1861

Palavras-chave:

Palavras-chave, Astronomia, ferramenta de aprendizagem, relações humanas

Resumo

O presente artigo discorre sobre o ensino de astronomia como ferramenta de ensino aprendizagem e como essa ciência é capaz de levar o discente a reflexão sobre seu papel no universo e na sociedade no qual está inserido. O artigo leva ao questionamento sobre a forma que o ensino da Astronomia pode contribuir para a aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental de modo a ampliar o autoconhecimento e a visão sobre seus papéis na sociedade e no universo. Trata-se de um relato de experiência de um projeto de extensão realizado em escolas públicas do interior do Estado do Ceará que leva o leitor a refletir sobre a importância da astronomia não apenas como ciência, mas também como filosofia de vida. A metodologia abordada foi de aula expositiva dialogada para uma maior interação entre professor e aluno, e o método avaliativo para fins de resultados foi aplicação de um questionário aos alunos participantes. A reflexão aqui abordada é uma faixa de mão dupla, uma vez que menciona a relação homem com homem e homem com universo. Os resultados da aplicação do projeto apontam que além de propagar o conhecimento científico, o ensino de astronomia leva o aluno a se descobrir como agente modificador da sua realidade, descobridor dos fascínios do universo.

Biografia do Autor

Ana Clara Souza Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Formada pela EEEP Marta Maria Gifonni de Sousa como técnica em Aquicultura, com especialização em manipulação de organismos aquáticos em laboratório, com participações em feiras regionais e na Amostra Ambiental. Cursa Licenciatura em Física pelo Instituto Federal do Ceará. Formação em Astrofísica em Nivel Lemaitre pela Universidade Federal de Santa Catarina e formada pelo SEBRAE em empreendedorismo. Responsavel pelo desenvolvimento do projeto de extensão "Astronomia no ensino Fundamental" e fundadora do projeto de etnoastronomia no IFCE

Francélio Ângelo de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará, possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2013), Especialização em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual do Ceará (2010), Especialização em Psicomotricidade Clínica pela Universidade Federal do Ceará (2013), graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Integrada do Brasil (2014), graduação em Licenciatura Plena em Ciências da Religião pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2002) e graduação em Tecnologia em Hotelaria pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2007). Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Membro da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Educação Especial e membro da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade-Capítulo Ceará. Atua principalmente nos seguintes temas: inclusão escolar, Atendimento Educacional Especializado e Psicomotricidade. Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento a Científico e Tecnológico-FUNCAP

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Publicado

27-12-2019

Como Citar

Araújo, A. C. S., & de Oliveira, F. Ângelo. (2019). ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O OLHAR PARA “SI” COMO INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO DO UNIVERSO. Conexões - Ciência E Tecnologia, 13(4), 78–88. https://doi.org/10.21439/conexoes.v13i4.1861

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