O Chat como Ferramenta Pedagógica: Experiências a partir do Curso de Letras Português-Inglês do IFCE – Campus Baturité

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v12i2.1442

Palavras-chave:

Chat, Educação a Distância, Moodle.

Resumo

Com o objetivo de investigar o chat como ferramenta pedagógica na formação inicial do professor, a presente pesquisa apresenta um estudo de caso da utilização do chat pelos discentes da disciplina de TICs aplicadas ao ensino do Curso de Licenciatura em Letras do IFCE - Campus Baturité, no semestre 2017.1. A pesquisa bibliográfica apresentou estudos e pesquisas como os de Xavier (2016), Kenski (2005), Lévy (2000) sobre a utilização das novas tecnologias e sua colaboração numa aprendizagem significativa. Além disso, os dados coletados juntos aos discentes da disciplina por meio de um questionário misto avaliativo da atividade de chat, possibilitou por meio da análise de conteúdo categorias fundamentais na constituição e entendimento do chat como ferramenta pedagógica, foram: a avaliação e autoavaliação da atividade do chat; as potencialidades do chat como ferramenta pedagógica e as dificuldades do chat pedagógico. Os dados analisados permitiram evidenciar que o chat possibilita uma dinamicidade e criatividade na aprendizagem dos discentes por meio da forte interação entre aluno-aluno e aluno-professor. Corroborando para a democratização do ensino, quando evidencia a participação de todos na discussão bem como na construção de ideias e sugestões acerca de determinada temática. No entanto, é necessário que o chat seja planejado e orientado para que os discentes, docente e monitor saibam do papel e função no exercício do ensino por meio da atividade à distância. O chat então, é potencializador de profundas modificações na estrutura conservadora da sala de aula, proporcionando reflexão sobre e na formação inicial e continuada de professores.

Biografia do Autor

Carlos Ulisses Moreira Teixeira Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Baturité

Graduando em Letras Português/Inglês pelo IFCE - Campus de Baturité

Alanna Oliveira Pereira Carvalho, Professora EBTT do IFCE – Campus Baturité. Pedagoga, Mestre e Doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará.

Doutoranda e Mestre em Educação Brasileira na linha de pesquisa Avaliação Educacional (NAVE) pelo Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2011). É pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas e Linguagem/CNPq. Atualmente, é professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE/Campus Baturité. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação, atuando principalmente nos seguintes temas: Programas de Políticas Públicas, Avaliação Externa, Formação de Professores.

Downloads

Publicado

27-11-2018

Como Citar

Silva, C. U. M. T., & Carvalho, A. O. P. (2018). O Chat como Ferramenta Pedagógica: Experiências a partir do Curso de Letras Português-Inglês do IFCE – Campus Baturité. Conexões - Ciência E Tecnologia, 12(2), 35–44. https://doi.org/10.21439/conexoes.v12i2.1442

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.