AULAS DE ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA ESCOLA NETINHA CASTELO NA CIDADE DE SOBRAL - CE.
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v13i4.1855Palavras-chave:
Astronomia. Ensino fundamental. Elemento motivador. Curiosidade científica.Resumo
O presente artigo apresenta uma experiência voltada para o ensino de astronomia nos anos finais do Ensino fundamental, onde foi proposta a sua utilização como elemento motivador que desperta o interesse dos jovens pela ciência e sua curiosidade científica. Discutir sobre astronomia facilita o processo de ensino-aprendizagem da ciência, pois atrai a atenção e desperta o interesse nos alunos. A pesquisa foi desenvolvida em aulas preparatórias para as Olimpíadas de Astronomia e Física do Instituto Federal do Ceará - IFCE e também para a Olimpíada de Astronomia e Astronáutica - OBA, com alunos de 8º e 9° ano do ensino fundamental, da Escola Netinha Castelo na cidade de Sobral - CE. Foram aulas com abordagens teóricas acerca dos conceito básicos de astronomia, exibição de vídeos, aplicação de simulados e visita ao planetário de Sobral, que compõe o parque da luz, local importante para a astronomia como um todo, por ter sido palco de umas das maiores descobertas científicas da humanidade. Os resultados se mostraram satisfatórios e podem ser avaliados pelas respostas dos alunos no questionário, e pela evolução deles no decorrer das aulas, que demonstraram um aumento na sua curiosidade científica, comprovando assim que se motivaram a pesquisar e se aprofundar no conhecimento da astronomia.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na Revista Conexões: Ciência e Tecnologia concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY -NC-SA 4.0) . Nossos artigos estão disponíveis gratuitamente e gratuitamente, com privilégios para atividades educacionais, pesqueiras e não comerciais.