AULAS DE ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA ESCOLA NETINHA CASTELO NA CIDADE DE SOBRAL - CE.

Autores

  • Sabrina Mara Lucas Barbosa INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CAMPUS SOBRAL. ALUNA DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA.
  • Alexandre Marques Araujo INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CAMPUS SOBRAL. ALUNO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v13i4.1855

Palavras-chave:

Astronomia. Ensino fundamental. Elemento motivador. Curiosidade científica.

Resumo

O presente artigo apresenta uma experiência voltada para o ensino de astronomia nos anos finais do Ensino fundamental, onde foi proposta a sua utilização como elemento motivador que desperta o interesse dos jovens pela ciência e sua curiosidade científica. Discutir sobre astronomia facilita o processo de ensino-aprendizagem da ciência, pois atrai a atenção e desperta o interesse nos alunos. A pesquisa foi desenvolvida em aulas preparatórias para as Olimpíadas de Astronomia e Física do Instituto Federal do Ceará - IFCE e também para a Olimpíada de Astronomia e Astronáutica - OBA, com alunos de 8º e 9° ano do ensino fundamental, da Escola Netinha Castelo na cidade de Sobral - CE. Foram aulas com abordagens teóricas acerca dos conceito básicos de astronomia, exibição de vídeos, aplicação de simulados e visita ao planetário de Sobral, que compõe o parque da luz, local importante para a astronomia como um todo, por ter sido palco de umas das maiores descobertas científicas da humanidade. Os resultados se mostraram satisfatórios e podem ser avaliados pelas respostas dos alunos no questionário, e pela evolução deles no decorrer das aulas, que demonstraram um aumento na sua curiosidade científica, comprovando assim que se motivaram a pesquisar e se aprofundar no conhecimento da astronomia.

Biografia do Autor

Sabrina Mara Lucas Barbosa, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CAMPUS SOBRAL. ALUNA DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA.

Acadêmica do curso de licenciatura em Física. Ciências Exatas.

Alexandre Marques Araujo, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CAMPUS SOBRAL. ALUNO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA

Acadêmico do curso de licenciatura em Física. Ciências Exatas.

Downloads

Publicado

27-12-2019

Como Citar

Barbosa, S. M. L., & Araujo, A. M. (2019). AULAS DE ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA ESCOLA NETINHA CASTELO NA CIDADE DE SOBRAL - CE. Conexões - Ciência E Tecnologia, 13(4), 70–77. https://doi.org/10.21439/conexoes.v13i4.1855

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.