TEORIA ESPECIAL DA RELATIVIDADE: 100 ANOS APÓS, COMO ENSINÁ-LA SIGNIFICATIVAMENTE USANDO O CORDEL

Autores

  • Ênio José Gondim Guimarães SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ - SEDUC
  • Francisco Augusto Silva Nobre UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA.

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v13i4.1858

Palavras-chave:

Folheto de cordel, Ensino da Relatividade, Sequência de ensino.

Resumo

Neste trabalho mostramos que o folheto de cordel pode ser usado como ferramenta de ensino-aprendizagem da Teoria Especial da Relatividade (TER), bem como, proporcionar aprendizagem significativa a partir de uma sequência de ensino. A aprendizagem significativa na educação e o saber produzido historicamente, são referenciados pela aprendizagem significativa (Ausubel, 2003) e com a pedagogia histórico-crítica (Saviani, 2003). Para tal, aplicamos o cordel numa turma de 30 alunos (as) do ensino médio, numa escola pública de Fortaleza. Com o uso do folheto de cordel e a sequência de ensino proposta, acarretou-se, interesse nos estudantes pela Teoria Especial da Relatividade e geraram-se indicativos de aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

Ênio José Gondim Guimarães, SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ - SEDUC

Mestre em Ensino de Física pela Sociedade Brasileira de Física/SBF no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física/MNPEF na Universidade Estadual do Ceará. Pós-Graduado em Planejamento Educacional. Graduado em Física pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos/UECE. Professor e Poeta de Física da Educação Básica/SEDUC; 2.

Francisco Augusto Silva Nobre, UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA.

Doutor em Física pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Professor titular da Universidade Regional do Cariri - URCA e Bolsista de Produtividade BPI - FUNCAP.

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Publicado

27-12-2019

Como Citar

Guimarães, Ênio J. G., & Nobre, F. A. S. (2019). TEORIA ESPECIAL DA RELATIVIDADE: 100 ANOS APÓS, COMO ENSINÁ-LA SIGNIFICATIVAMENTE USANDO O CORDEL. Conexões - Ciência E Tecnologia, 13(4), 37–44. https://doi.org/10.21439/conexoes.v13i4.1858

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