INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: CONTRIBUTOS PARA A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v17i0.3089

Palavras-chave:

Educação profissional e tecnológica. Inteligência artificial. Prática pedagógica

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no contexto do Mestrado em Educação Tecnológica, com o propósito de analisar o impacto da inteligência artificial (IA) na transformação das práticas pedagógicas de professores na educação profissional técnica de nível médio (EPTNM). Utilizando uma abordagem qualitativa e descritiva, o estudo envolveu quatro professores e uma coordenadora pedagógica. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e questionário online, especificamente utilizando a ferramenta Google Forms. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a adoção da inteligência artificial na prática pedagógica, na instituição em foco, foi avaliada positivamente, apesar de ter apresentado desafios aos professores, como a necessidade de compreensão do funcionamento da plataforma, que nesta instituição se referia a Geekie One. Isso ocorre porque a inteligência artificial não só otimizou o tempo em sala de aula, mas também promoveu maior engajamento dos alunos nas atividades, possibilitando melhoria na aprendizagem. Além disso, incentivou interações mais profundas entre alunos e docentes e enriqueceu as discussões com base nos recursos didáticos disponíveis.

Biografia do Autor

Maria Adélia Costa, Federal Center for Technological Education of Minas Gerais

Doutora em Educação e Coord. Acadêmica Nacional do ProfEPT. Professora na graduação e pós-graduação do CEFET-MG

Giuliano Richard Ribeiro, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Mestre em Educação Tecnológica (CEFET-MG) Professor na EPT

Eduardo André Mossin, Federal Institute of São Paulo

Possui graduação em Engenharia de Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003). Mestre em Engenharia Mecânica pela USP-São Carlos. Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP) com tese na área de Redes Neurais Artificiais para diagnóstico de protocolos de Redes Industriais.

Downloads

Publicado

01-11-2023

Como Citar

Costa, M. A., Ribeiro, G. R., & Mossin, E. A. (2023). INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: CONTRIBUTOS PARA A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Conexões - Ciência E Tecnologia, 17, e022018. https://doi.org/10.21439/conexoes.v17i0.3089

Edição

Seção

Seção de Ciências Humanas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.