INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: CONTRIBUTOS PARA A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v17i0.3089Palavras-chave:
Educação profissional e tecnológica. Inteligência artificial. Prática pedagógicaResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no contexto do Mestrado em Educação Tecnológica, com o propósito de analisar o impacto da inteligência artificial (IA) na transformação das práticas pedagógicas de professores na educação profissional técnica de nível médio (EPTNM). Utilizando uma abordagem qualitativa e descritiva, o estudo envolveu quatro professores e uma coordenadora pedagógica. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e questionário online, especificamente utilizando a ferramenta Google Forms. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a adoção da inteligência artificial na prática pedagógica, na instituição em foco, foi avaliada positivamente, apesar de ter apresentado desafios aos professores, como a necessidade de compreensão do funcionamento da plataforma, que nesta instituição se referia a Geekie One. Isso ocorre porque a inteligência artificial não só otimizou o tempo em sala de aula, mas também promoveu maior engajamento dos alunos nas atividades, possibilitando melhoria na aprendizagem. Além disso, incentivou interações mais profundas entre alunos e docentes e enriqueceu as discussões com base nos recursos didáticos disponíveis.Downloads
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