INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: CONTRIBUTOS PARA A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Maria Adélia Costa, Giuliano Richard Ribeiro, Eduardo André Mossin

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no contexto do Mestrado em Educação Tecnológica, com o propósito de analisar o impacto da inteligência artificial (IA) na transformação das práticas pedagógicas de professores na educação profissional técnica de nível médio (EPTNM). Utilizando uma abordagem qualitativa e descritiva, o estudo envolveu quatro professores e uma coordenadora pedagógica. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e questionário online, especificamente utilizando a ferramenta Google Forms. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a adoção da inteligência artificial na prática pedagógica, na instituição em foco, foi avaliada positivamente, apesar de ter apresentado desafios aos professores, como a necessidade de compreensão do funcionamento da plataforma, que nesta instituição se referia a Geekie One. Isso ocorre porque a inteligência artificial não só otimizou o tempo em sala de aula, mas também promoveu maior engajamento dos alunos nas atividades, possibilitando melhoria na aprendizagem. Além disso, incentivou interações mais profundas entre alunos e docentes e enriqueceu as discussões com base nos recursos didáticos disponíveis.

Palavras-chave


Educação profissional e tecnológica. Inteligência artificial. Prática pedagógica

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DOI: https://doi.org/10.21439/conexoes.v17i0.3089

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