DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS (IA’s) NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v16i0.2282

Palavras-chave:

Educação, Inteligência Artificial, Tutores Inteligentes

Resumo

A utilização de novas tecnologias computacionais no ensino, sobretudo, por meio da utilização de Inteligência Artificial (IA) pode se mostrar uma importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem. O presente artigo propõe um estudo sobre o desenvolvimento de IA’s voltadas para a educação, com enfoque no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, a metodologia se deu em etapas distintas: a primeira, com o estabelecimento das palavras-chave e strings de busca; a segunda, buscas nos bancos de dados digitais dos artigos publicados entre os anos de 2017 e 2021. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram encontrados 20 artigos. Foi observado que houve uma prevalência do desenvolvimento de IA’s para o ensino superior, sobretudo, para a área do ensino de computação, bem como, ressalta-se a necessidade de implementação de políticas públicas de alfabetização digital e acesso às novas tecnologias, que possam ser importantes para minimizar: (i) a defasagem no desenvolvimento de IA’s para a educação básica; (ii) o domínio das IA’s voltadas apenas para o ensino de computação; (iii) e as diferenças entre as classes etárias, como fenômenos limitadores da implementação das IA’s na educação.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Lima Fernandes, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Tecnologia Educacional pelo Programa de Pós-graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE) da Universidade Federal do Ceará (UFC); Pós-graduando em Direito Constitucional e Direito Processual Constitucional pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP) em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE); Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e acadêmico de Direito pelo Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS); Professor efetivo do município de São Gonçalo do Amarante, Ceará. Biólogo (CRBio 114.643/05-D). E-mail: prof.carloseduardolf@gmail.com. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0054137310742410.

Downloads

Publicado

12-09-2022

Como Citar

Fernandes, C. E. L., Ribeiro, A. P. de M., & Vasconcelos, F. H. L. (2022). DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS (IA’s) NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Conexões - Ciência E Tecnologia, 16, e022022. https://doi.org/10.21439/conexoes.v16i0.2282

Edição

Seção

Seção da área multidisciplinar

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.