DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS (IA’s) NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Carlos Eduardo Lima Fernandes, Ana Paula de Medeiros Ribeiro, Francisco Herbert Lima Vasconcelos
Resumo
A utilização de novas tecnologias computacionais no ensino, sobretudo, por meio da utilização de Inteligência Artificial (IA) pode se mostrar uma importante ferramenta no processo de ensino e aprendizagem. O presente artigo propõe um estudo sobre o desenvolvimento de IA’s voltadas para a educação, com enfoque no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, a metodologia se deu em etapas distintas: a primeira, com o estabelecimento das palavras-chave e strings de busca; a segunda, buscas nos bancos de dados digitais dos artigos publicados entre os anos de 2017 e 2021. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram encontrados 20 artigos. Foi observado que houve uma prevalência do desenvolvimento de IA’s para o ensino superior, sobretudo, para a área do ensino de computação, bem como, ressalta-se a necessidade de implementação de políticas públicas de alfabetização digital e acesso às novas tecnologias, que possam ser importantes para minimizar: (i) a defasagem no desenvolvimento de IA’s para a educação básica; (ii) o domínio das IA’s voltadas apenas para o ensino de computação; (iii) e as diferenças entre as classes etárias, como fenômenos limitadores da implementação das IA’s na educação.
Palavras-chave
Educação; Inteligência Artificial; Tutores Inteligentes
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v16i0.2282
Direitos autorais 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia