A PESQUISA-APLICAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A ÁREA DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v16i0.2243Palavras-chave:
Pesquisa, Educação, Pesquisa-AplicaçãoResumo
A pesquisa-aplicação é uma abordagem de pesquisa relativamente nova que vem ganhando expressivo espaço no campo da educação. Essa abordagem surgiu a partir da necessidade de preenchimento das lacunas deixadas pelos métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos e tem como características o foco na intervenção, na elaboração de produtos, no processo cíclico e dialógico entre pesquisador e comunidade. O presente artigo tem como objetivo apresentar um breve escopo acerca da pesquisa-aplicação, suas características, seus fundamentos teóricos e metodológicos, seus resultados e, por fim, sua relação com a educação. Como metodologia, foi utilizada uma revisão narrativa. Considera-se que a pesquisa-aplicação é uma abordagem eficaz no contexto educacional e que ela pode ser uma grande aliada na elaboração de intervenções e produtos que gerem resultados perenes no meio em que será aplicada.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na Revista Conexões: Ciência e Tecnologia concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY -NC-SA 4.0) . Nossos artigos estão disponíveis gratuitamente e gratuitamente, com privilégios para atividades educacionais, pesqueiras e não comerciais.