A PESQUISA-APLICAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A ÁREA DA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v16i0.2243

Palavras-chave:

Pesquisa, Educação, Pesquisa-Aplicação

Resumo

A pesquisa-aplicação é uma abordagem de pesquisa relativamente nova que vem ganhando expressivo espaço no campo da educação. Essa abordagem surgiu a partir da necessidade de preenchimento das lacunas deixadas pelos métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos e tem como características o foco na intervenção, na elaboração de produtos, no processo cíclico e dialógico entre pesquisador e comunidade. O presente artigo tem como objetivo apresentar um breve escopo acerca da pesquisa-aplicação, suas características, seus fundamentos teóricos e metodológicos, seus resultados e, por fim, sua relação com a educação. Como metodologia, foi utilizada uma revisão narrativa. Considera-se que a pesquisa-aplicação é uma abordagem eficaz no contexto educacional e que ela pode ser uma grande aliada na elaboração de intervenções e produtos que gerem resultados perenes no meio em que será aplicada.

Downloads

Publicado

10-05-2022

Como Citar

Lima, E. S. de, & Souza, T. O. P. de. (2022). A PESQUISA-APLICAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A ÁREA DA EDUCAÇÃO. Conexões - Ciência E Tecnologia, 16, e022017. https://doi.org/10.21439/conexoes.v16i0.2243

Edição

Seção

Seção de Ciências Humanas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.