O POTENCIAL NUTRITIVO DE PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS NATURAIS DO CEARÁ

Autores

  • Marina Layara Sindeaux Benevides Universidade Estadual do Ceará
  • Maria Marlene Marques Avila Universidade Estadual do Ceará
  • Anna Erika Ferreira Lima Instituto Federal do Ceará- Professora

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.1920

Palavras-chave:

Pancs, Plantas Medicinais, Macronutrientes, Agroecologia Sustentável, Soberania Alimentar

Resumo

As plantas alimentícias não convencionais são plantas nativas, exóticas, espontâneas silvestres ou cultivadas, presentes em todos os biomas brasileiros entusiasmando a cultura alimentar das populações tradicionais e regionais, que nos últimos anos vêm sendo resgatadas pelos pesquisadores e pelos próprios consumidores com muita força na agroecologia. O objetivo foi caracterizar a composição centesimal de plantas alimentícias não convencionais naturais do Ceará. Uma pesquisa experimental com espécies pouco estudadas quanto a composição nutricional coletadas no Parque Botânico do Ceará no período de janeiro a abril de 2019. Foram analisadas umidade, cinzas, proteína, carboidrato e lipídio pelos métodos de dessecação, incineração, extração de lipídio e o método Micro-Kjeldahl. Os achados mostraram valores, dos carboidratos variando entre 19,25 % a 42,55%; proteínas entre 0,78% a 6,23%; lipídios entre 0,38% a 1,47%. A variação média da umidade foi de 68,77% a 71,10%, e cinzas de 0,28% a 49,55%. O estudo concluiu que as espécies A. occidentale, C. uvifera e C. xanthocarpa destacam-se quanto a maior quantidade de teor de carboidratos; E. involucrata, B. fortificata, e A. cearenses quanto ao teor proteico e as espécies C. ensiformis e P. marcgravil quanto aos lipídeos. Sobre a umidade destaca-se a E. involucrata e a C. uvifera quanto a cinzas. Contudo, são necessários estudos mais aprofundados, sobre toxicidade e fatores antinutricionais, para a recomendação destas espécies na alimentação humana.

Biografia do Autor

Marina Layara Sindeaux Benevides, Universidade Estadual do Ceará

Nutricionista formada pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) em 2016, especialista em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) em 2019. Atualmente trabalha como preceptora de estagio pela Centro Universitario (Unifametro) e como Nutricionista clinica. Tem experiencia em nutrição esportiva.

Maria Marlene Marques Avila, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Nutrição com mestrado em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (1999), doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Instituto de Medicina Social (2006), pós-doutorado em Saúde Coletiva pela USP/Faculdade de Saúde Pública (2010). Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará. Docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, do Mestrado Acadêmico em Nutrição e Saúde e do Mestrado Profissional Ensino na Saúde.

Anna Erika Ferreira Lima, Instituto Federal do Ceará- Professora

Possui Doutorado em Geografia (UFC); Mestra pelo Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA UFC) e concluiu a Licenciatura e o Bacharelado em Geografia também pela UFC. Desde 2008 é Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), onde atualmente está ligada ao Departamento de Hospitalidade, Turismo e Lazer , além de ser Professora permanente do Programa Associado em Ensino e Formação Docente (PPGEF/UNILAB-IFCE) . Como pesquisadora, faz parte do Grupo de Pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional (GPSAN - UECE), do Observatório Cearense da Cultura Alimentar (OCCA) e do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (CONSEA). Coordena o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi-IFCE Campus Fortaleza), Editora - Chefe da Revista Conexões do IFCE desde 2016; Atua nas áreas de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Agrária, Geopolítica e Geografia do Turismo; Cultura Alimentar, Segurança Alimentar e Nutricional, Soberania Alimentar, Gestão Ambiental e Relações Étnico-Raciais.

Downloads

Publicado

30-04-2021

Como Citar

Benevides, M. L. S., Avila, M. M. M., & Lima, A. E. F. (2021). O POTENCIAL NUTRITIVO DE PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS NATURAIS DO CEARÁ. Conexões - Ciência E Tecnologia, 15, e021003. https://doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.1920

Edição

Seção

Seção de Ciências Agrárias

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)