Ensino de eletromagnetismo para alunos de engenharia: uma proposta metodológica
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v19.3636Palavras-chave:
Engenharia Reversa. Metodologia de Ensino. Ensino de Física.Resumo
Um dos questionamentos que mais se escuta dos estudantes quando da apresentação de um conceito novo em física é “pra que preciso saber isso?” ou ainda “onde vou utilizar isso?”. Pensando nessas questões este trabalho relata a experiência de metodologia aplicada à disciplina de Física, abordando os conceitos do eletromagnetismo, para estudantes do terceiro semestre do curso de engenharia. Buscou-se neste relato conciliar as ideias da engenharia reversa e da aprendizagem significativa com atividades pautadas por experimentos reais e virtuais utilizando simuladores. No texto é relatado a sequência das atividades e algumas considerações dos estudantes sobre a metodologia adotada durante o semestre. A inversão no processo de ensino-aprendizagem proposto neste trabalho possibilitou ao estudante observar o fenômeno antes da teoria e, a partir dessas observações, construir seu conhecimento. A proposta foi bem aceita pelos estudantes e os ajudou a refletir e melhorar seu entendimento sobre a matéria.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Norberto Aranha, José Martins de Oliveira Júnior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na Revista Conexões: Ciência e Tecnologia concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY -NC-SA 4.0) . Nossos artigos estão disponíveis gratuitamente e gratuitamente, com privilégios para atividades educacionais, pesqueiras e não comerciais.