Ensino de eletromagnetismo para alunos de engenharia: uma proposta metodológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v19.3636

Palavras-chave:

Engenharia Reversa. Metodologia de Ensino. Ensino de Física.

Resumo

Um dos questionamentos que mais se escuta dos estudantes quando da apresentação de um conceito novo em física é “pra que preciso saber isso?” ou ainda “onde vou utilizar isso?”. Pensando nessas questões este trabalho relata a experiência de metodologia aplicada à disciplina de Física, abordando os conceitos do eletromagnetismo, para estudantes do terceiro semestre do curso de engenharia. Buscou-se neste relato conciliar as ideias da engenharia reversa e da aprendizagem significativa com atividades pautadas por experimentos reais e virtuais utilizando simuladores. No texto é relatado a sequência das atividades e algumas considerações dos estudantes sobre a metodologia adotada durante o semestre. A inversão no processo de ensino-aprendizagem proposto neste trabalho possibilitou ao estudante observar o fenômeno antes da teoria e, a partir dessas observações, construir seu conhecimento. A proposta foi bem aceita pelos estudantes e os ajudou a refletir e melhorar seu entendimento sobre a matéria.

Biografia do Autor

Norberto Aranha, Universidade de Sorocaba

Graduado em Física - Licenciatura e Bacharelado - pelo IFGW - UNICAMP (1984), Mestre em Física pelo IFGW - UNICAMP (1987) e Doutor em Ciências pelo IQ - UNICAMP (1994). Professor/Pesquisador no Programa de Mestrado Profissional em Processos Tecnológicos e Ambientais - Uniso. Coordenador do Curso de Física da Universidade de Sorocaba - UNISO (2010-2014). Professor adjunto na Faculdade de Engenharia de Sorocaba - FACENS (2000-2020). Membro do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação - CMCTI de Sorocaba-SP. Áreas de pesquisa: Materiais e Ensino de Física. Avaliador ad-hoc do INEP (1998 a 2018), para avaliação institucional e de curso na área de física e engenharias. Assessor ad-hoc da FAPESP desde 1999.

José Martins de Oliveira Júnior, Universidade de Sorocaba

Bacharel em Física pela Universidade Estadual de Londrina, Mestre em Física Nuclear pela Universidade de São Paulo e Doutor em Ciências, com ênfase em Física Nuclear, pela Universidade de São Paulo. No Pós-Doutorado trabalhou no estudo de propriedades espectroscópicas de núcleos exóticos (11N e 10N). Coordenou o curso de Licenciatura em Física da Universidade de Sorocaba (UNISO) e foi Coordenador das Licenciaturas. Atuou como Pró-reitor Acadêmico na UNISO durante o período de 2010 a 2018. Atualmente ocupa o cargo de Pró-Reitor de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação na UNISO. É professor titular do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (Acadêmico), estando vinculado a linha de pesquisa Desenvolvimento e Avaliação de Substâncias Bioativas e do Programa de Pós Graduação em Processos Tecnológicos e Ambientais (Profissional), estando vinculado a linha de pesquisa Processamento e Caracterização de Materiais e Produtos. Coordena o Laboratório de Física Nuclear Aplicada e o Laboratório de Processamento de Sinais e Imagens da UNISO. Tem larga experiência na área de Física Nuclear Aplicada, tendo atuado principalmente nos seguintes temas: a) estudo de reações nucleares e de propriedades espectroscópicas de núcleos exóticos; b) uso da técnica da tomografia computadorizada e da atenuação da radiação gama e raios-X em estudos não destrutivos de materiais e sistemas biológicos; c) desenvolvimento de software e hardware relacionados a visualização de dados; d) processamento de sinais; e) estudo de propriedades físico-químicas de formas farmacêuticas sólidas, de materiais metálicos, cerâmicos, vítreos, poliméricos e compósitos de origem natural e sintética, usando preferencialmente técnicas de ensaios não destrutivos, como: Fluorescência por Raios-X e Tomografia Computadorizada.

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Publicado

01-04-2025

Como Citar

Aranha, N., & Oliveira Júnior, J. M. de. (2025). Ensino de eletromagnetismo para alunos de engenharia: uma proposta metodológica. Conexões - Ciência E Tecnologia, 19, e025002. https://doi.org/10.21439/conexoes.v19.3636

Edição

Seção

Seção da área multidisciplinar

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