Intersecções entre subjetividade e matemática: uma revisão sistematizada de literatura
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.3378Palavras-chave:
subjetividade, matemática, revisão sistematizada de literaturaResumo
Neste trabalho busca-se trazer apontamentos sobre os modos de subjetivação dos sujeitos atravessados pela matemática em pesquisas de pós-graduação desenvolvidas no Brasil. Para isso, construiu-se um estado do conhecimento das pesquisas publicadas em duas bases de dados, BDTD e CAPES, no intervalo de tempo que vai de 1981 a 2023. A investigação deu-se com procedimentos ancorados na Síntese Qualitativa. De 468 trabalhos que retornaram com a string de busca, 41 foram selecionados e analisados, apontaram para a subjetividade como uma constituição de si e como práticas dos sujeitos, para os modos de subjetivação construídos a partir das relações com o Outro, e para a existência de diversas matemáticas, sejam elas curricularizadas escolarmente ou não. Apontam também para uma subjetividade construída a partir da linguagem matemática contribuindo para a produção de sujeitos. Indica-se a necessidade de construção de cartografias da subjetividade de sujeitos envolvidos nos processos de ensino de matemática que se (trans)formam diariamente.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Efraim de Alcântara Matos, Jorge Carvalho Brandão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na Revista Conexões: Ciência e Tecnologia concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY -NC-SA 4.0) . Nossos artigos estão disponíveis gratuitamente e gratuitamente, com privilégios para atividades educacionais, pesqueiras e não comerciais.