Conhecimentos matemáticos para o ensino na perspectiva do Lesson Study: uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.2853

Palavras-chave:

Conhecimento Matemático para o ensino, Lesson Study, Estudos de aula

Resumo

Neste artigo estão discutidos os conhecimentos matemáticos para o ensino, propostos por Ball, Thames e Phelpes (2008) em articulação com a abordagem Lesson Study (LS). Os autores compuseram esse corpo teórico voltado especificamente para a Matemática, a partir das proposições de Shulman (2014). Dessa forma, objetivou-se analisar como os conhecimentos matemáticos para o ensino se evidenciam nas pesquisas científicas que utilizam os pressupostos do LS. Para isso, foi realizado uma revisão sistemática de literatura, incluindo artigos, teses e dissertações acerca da temática, em portais nacionais e internacionais renomados da área. Concluiu-se que as pesquisas analisadas dão indicativos de evolução e/ou mobilização de todos os conhecimentos matemáticos para o ensino em articulação com a abordagem LS, alguns em maior e outros em menor escala. Também foi possível perceber que para cada etapa do ciclo de LS esses conhecimentos foram mobilizados e articulados de forma variada. Por fim, ainda são escassas as pesquisas que realizem as análises entre as atividades realizadas pelos professores, no início, durante e pós-processo de LS e de que forma essas atividades impactaram a mobilização dos conhecimentos matemáticos para o ensino. Palavras-chave: Conhecimento Matemático para o ensino. Lesson Study. Estudos de aula. Revisão sistemática.

Biografia do Autor

Mikaelle Barboza Cardoso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Graduada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) em Licenciatura em Matemática. Especialista em Ensino de Matemática (UECE), Mestre em Educação (UECE) com ênfase na Formação de Professores e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual (núcleo Formação de Professores de Ciências e Matemática). Atualmente é professora do Instituto Federal do Ceará (IFCE - 2017), campus Canindé, lecionando as disciplinas de Matemática e Educação Matemática nos cursos Técnicos, Tecnológicos e graduações. É membro do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (UECE-MAES) e suas áreas de estudo são: ensino e aprendizagem de Matemática, formação de professores, representações semióticas, lesson study.

Marcilia Chagas Barreto, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2002), com estágio pósdoutoral na Universidade de Quebec à Chicoutimi, em Educação Matemática (2006-2007). Mestra em Estudos Pós Graduados em Supervisão e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1979). Atualmente é professora adjunto M da Universidade Estadual do Ceará, vinculada ao curso de pedagogia e ao Programa de Pós-Graduação em Educação.

Joserlene Lima Pinheiro, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB - Redenção)

Professor da carreira do Magistério Superior lotado no Instituto de Humanidades (IH) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. Pedagogo, mestre e doutor em Educação formado pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Integrante dos Grupos de Pesquisa: Matemática e Ensino - MAES; e Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em EtnoMatemática - GIEPEM ; -- Áreas de interesse: Formação de professores; Políticas Públicas; Educação Matemática; Ensino de Ciências; Tecnologias na educação; Etnomatemática; Ética; Educação e espiritualidade; Cultura Hacker; Afrofuturismo; Educação Especial

Referências

ARAUJO, W. R. d. Conhecimento especializado do professor de Matemática sobre função no contexto de uma experiência prévia de Lesson Study. Mestrado — Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil, 2018.

BALL, D. L. With an eye on the mathematical horizon: Dilemmas of teaching elementary school mathematics.

Elementary School Journal, v. 93, n. 4, p. 373–397, 1993.

BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content knowledge for teaching: What makes it special? Journal of Teacher Education, v. 59, n. 5, p. 389–407, 2008.

BATISTA, C. C. O Estudo de aula na formação de professores de matemática para ensinar com tecnologia: a percepção dos professores sobre a produção de conhecimento dos alunos. 2017. Mestrado. Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho (Rio Claro), 2017.

BEZERRA, R. C. Aprendizagens e desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental no contexto da Lesson Study. 2017. Doutorado em Educação Instituição de Ensino: Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho (Presidente Prudente), 2017.

BRINER, R. B.; DENYER, D. Systematic review and evidence synthesis as a practice and scholarship Tool. In: Rousseau, D. M. (Ed.). Handbook Of Evidence-Based Management: Companies, Classrooms, and Research. New York: Oxford University Press, 2012, p. 328-374.

CARDOSO, M. B.; BARRETO, M. C. Desafios e dificuldades revelados na implementação de um ciclo de Lesson Study no contexto brasileiro. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 82, p. 24–43, 2023.

CARDOSO, M. B.; FIALHO, L. M. F.; BARRETO, M. C. Lesson Study nas Teses e Dissertações Brasileiras na Área de Educação Matemática a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura. Revista Paranaense de Educação Matemática, 2023, 12(28), p. 86–107.

CARRILLO, J. et al. Determining specialised knowledge for mathematics teaching. In: Proceedings of the. CERME. 2013. p. 2985-2994.

JITA, L. C.; IGE, O. A. South African teachers’ mathematical knowledge: Reflections from Short Learning Intervention Programme (SLIP). Problems of Education in the 21st Century, v. 77, n. 6, p. 705, 2019.

LEWIS, C. C.; PERRY, R. R.; HURD, J. Improving Mathematics Instruction Through Lesson Study: A Theoretical Model And North American Case. Journal Of Mathematics Teacher Education, v. 12, n. 4, p. 285-304, 2009.

MARTINS, P. B.. Potencialidades dos estudos de aula para a formação continuada de um grupo de professores que ensinam matemática na rede municipal de São Paulo no contexto de uma pesquisa envolvendo implementação curricular. 2020. Doutorado em Ensino de Ciências. Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2020.

MERICHELLI, M. A. J. Desenvolvimento profissional e implementação de material curricular: contribuições e desafios a serem enfrentados a partir da metodologia estudo de aula. 2018. Doutorado em Ensino de Ciências. Universidade Cruzeiro Do Sul, São Paulo, 2018.

MIZUKAMI, M. da G. N. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman. Revista Educação, Santa Maria, v. 29, n. 2, p. 1-11, 2004.

RICHIT, A.; PONTE, J. P. da; QUARESMA, M.. Aprendizagens profissionais de professores evidenciadas em pesquisas sobre estudos de aula. Bolema, Rio Claro (Sp), v. 35, n. 70, p. 1107-1137. 2021.

RODRIGUES, S. R. Conhecimento Matemático para o ensino mobilizado por uma professora no contexto do estudo de aula. 2021. Mestrado Profissional em Ensino de Matemática. Universidade Tecnológica Federal Do Paraná, Londrina Biblioteca, 2021.

SHÚILLEABHÁIN, A. N. Developing mathematics teachers' pedagogical content knowledge through iterative cycles of lesson study. Congress of European Research in Mathematics Education (CERME), 2015. p. 2734-2740.

SHUILLEABHAIN, A. N.. Developing mathematics teachers’ pedagogical content knowledge in lesson study: Case study findings. International journal for lesson and learning studies, 2016.

SHULMAN, L. S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec. São Paulo: v.4, n.2, p.196-229, dez. 2014.

STIGLER, J.; HIEBERT, J. The teaching gap: Best ideas from the world’s teachers for improving education in the classroom. New York, NY: The Free Press, 1999.

UTIMURA, G. Z. Conhecimento profissional de professoras de 4º ano centrado no ensino dos números racionais positivos no âmbito do estudo de aula. 2019. Doutorado em Ensino de Ciências. Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2019.

YENMEZ, A. A. et al. Evolution of mathematics teachers’ pedagogical knowledge when they are teaching through modeling. International Journal of Education in Mathematics, Science and Technology, v. 5, n. 4, p. 317-332, 2017.

Downloads

Publicado

16-05-2024

Como Citar

Cardoso, M. B., Barreto, M. C., & Pinheiro, J. L. (2024). Conhecimentos matemáticos para o ensino na perspectiva do Lesson Study: uma revisão sistemática de literatura. Conexões - Ciência E Tecnologia, 18, e022002. https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.2853

Edição

Seção

Seção de Ciências Humanas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.