Educação digital onlife: uma jornada de ensino promotora de aprendizagens docentes.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.3323

Palavras-chave:

Pandemia, aprendizagens docentes, formação continuada, educação digital, hiper-conectada

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação que visou identificar de que forma as tecnologias digitais difundidas durante o período de reclusão causado pela pandemia de Covid-19 permanecem presentes no fazer pedagógico dos professores após o retorno às aulas presenciais. A pesquisa foi realizada com um grupo de quinze professores da educação básica, que, na época do isolamento causado pela pandemia, participaram de uma capacitação de estudos denominada de Jornada de Estudos: Educação Digital OnLIFE. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e posteriormente transcritas. A análise dos dados, efetuada por meio do método da Análise Textual Discursiva, demonstrou que o desenvolvimento de aprendizagens docentes relacionadas às tecnologias digitais continua sendo implementado, embora com menos frequência, no período de retorno às aulas presenciais.

Biografia do Autor

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo

Licenciado em Matemática - UPF Licecniado em Física - UFSM Especialista em Física - UPF Mestre em Ensino de Física - UFRGS Doutor em Educação em Ciências = UFRGS

Stella Castilhos Morigi dos Santos

Licenciada em Física

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação Científica e Tecnológica

Downloads

Publicado

22-03-2024

Como Citar

Darroz, L. M., Santos, S. C. M. dos, & Rosa, C. T. W. da. (2024). Educação digital onlife: uma jornada de ensino promotora de aprendizagens docentes. Conexões - Ciência E Tecnologia, 18, e022008. https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.3323

Edição

Seção

Seção da área multidisciplinar

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.