O USO PRAGMÁTICO DA ESTÉTICA E ARTE NAS PRODUÇÕES DE EDUCAÇÃO QUÍMICA: EM DIREÇÃO À AMPLIAÇÃO DA VISÃO DE MUNDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v16i0.2361

Palavras-chave:

Estética, Educação Química, Periódicos.

Resumo

O foco deste trabalho é apresentar uma investigação de artigos que se referem à estética na Educação/Ensino de Química. Um argumento para que haja a inclusão da estética nos cursos de ciências é o aperfeiçoamento da percepção que ela possibilita, contribuindo para experiências estéticas que valorizem os sentidos e não somente o agreguem ao cognitivo do aluno. Pesquisamos artigos em periódicos com escopo em Ensino/Educação química que obtinham em seu título, resumo ou palavras-chave os termos “Artes e/ou Estética”. Tomamos como pergunta de pesquisa “Como se mostra a arte/estética no Ensino de Química/Educação Química?”. Utilizamos a análise Textual Discursiva (ATD), que é uma metodologia de análise qualitativa fenomenológica e hermenêutica. Assim organizamos possíveis respostas para a pergunta de pesquisa em três categorias finais. A primeira categoria intermediária trata a arte/estética na Educação Química como uma ferramenta que propicia a interdisciplinaridade, a contextualização sócio-histórica e a abordagem CTS no Ensino de Química/Ciências, no entanto, trazemos a visão fenomenológica desta abordagem. A segunda categoria traz as relações entre estética e educação, Ciência/Química como agentes potenciais para encaminhar o cientista para sua ampliação de mundo, apresentamos então que isto torna possível se haver uma ótica estética por parte do cientista nestas relações. A terceira categoria intermediária trata do termo ampliação do mundo dos alunos, mostramos que a estética articulada no ensino de Química e/ou Ciência é importante para a expansão de entendimento e ampliação da visão de mundo.

Biografia do Autor

Murilo Henrique Abreu, Universidade Federal do Paraná

Licenciando em Ciências Exatas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Palotina, PR, Brasil E-mail: murilohenriqueabreu@ufpr.br. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-9043-7780

Ana Paula Carvalho do Carmo, Universidade Federal do Paraná

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE) e Licenciada em Ciências Exatas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Palotina, PR, Brasil. Email:anapaulacdc@hotmail.com ORCID:http://.org/0000-0003-1372-5070

Robson Simplicio de Sousa, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Docente Adjunto na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Palotina, PR, Brasil. Email: robson.simplicio@ufpr.br. ORCID:http://orcid.org/0000-0002-4637-5014

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Publicado

12-09-2022

Como Citar

Abreu, M. H., Carmo, A. P. C. do, & Sousa, R. S. de. (2022). O USO PRAGMÁTICO DA ESTÉTICA E ARTE NAS PRODUÇÕES DE EDUCAÇÃO QUÍMICA: EM DIREÇÃO À AMPLIAÇÃO DA VISÃO DE MUNDO. Conexões - Ciência E Tecnologia, 16, e022024. https://doi.org/10.21439/conexoes.v16i0.2361

Edição

Seção

Seção de Ciências Humanas

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