USABILIDADE APLICADA AOS SISTEMAS M-LEARNING: ANÁLISE DE DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v16i0.2317

Palavras-chave:

usabilidade, aprendizagem móvel, educação, ergonomia

Resumo

O presente estudo, fruto de uma dissertação produzida no curso de mestrado em Design, propõe avaliar a interação entre estudantes e dispositivos móveis sob a ótica da Usabilidade, buscando averiguar os principais problemas de uso inseridos no contexto educacional. O método utilizado divide-se em três etapas: Revisão Bibliográfica, que explora as especificidades, conceitos e teorias aplicados a este domínio. Coleta de Dados, realizada com oito participantes, sendo cinco estudantes de curso pré-vestibular (público-alvo) e três especialistas na área de usabilidade móvel, convidados a contribuir com o estudo por meio de pareceres técnicos sobre usabilidade. A amostra de estudantes foi submetida a simulações de atividades educacionais nas interfaces da plataforma móvel de aprendizagem AppProva, por onde se tornou possível investigar a satisfação do usuário em relação à navegabilidade do sistema, engajamento de atividades, padronização e consistência de elementos visuais e liberdade de controle na plataforma. Por fim, realiza-se a análise dos resultados encontrados, apurando as principais complexidades e limitações presentes no m-learning, sendo estas: isolamento do aluno, baixa autonomia da bateria, instabilidade de conexão com a internet, esforço excessivo da visão, distrações e interferências virtuais, barreiras de acessibilidade e dificuldade para corrigir erros apresentados pelo sistema.

Biografia do Autor

Karolina Nunes Tolentino Costa, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Graduada em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016), com extensão complementar da graduação (graduação sanduíche) na Loyola University Chicago, em Illinois, EUA. Mestre em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2019). Doutoranda em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina na área de Métodos e Fatores Humanos: Interfaces e Interações Cognitivas.

Flávio Anthero Nunes Vianna dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Possui graduação em Desenho Industrial - Design do Produto e Design Gráfico pela ESDI, Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é membro do Conselho Editorial da Revista Hall Ceart (UDESC) e da Revista Human Factors in Design (PPGDESIGN/UDESC), docente e pesquisador na UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina, além de avaliador ad hoc do INEP/BASis, do Conselho Estadual de Educação CEE/SC e consultor ad hoc do CNPq. Tem experiência na área de Desenho Industrial: ensino e pesquisa em design, gestão do design, metodologia de projeto e fatores humanos.

Downloads

Publicado

08-11-2022

Como Citar

Nunes Tolentino Costa, K., & Anthero Nunes Vianna dos Santos, F. (2022). USABILIDADE APLICADA AOS SISTEMAS M-LEARNING: ANÁLISE DE DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO. Conexões - Ciência E Tecnologia, 16, e022027. https://doi.org/10.21439/conexoes.v16i0.2317

Edição

Seção

Seção da área multidisciplinar

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.