A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v16i0.2138

Palavras-chave:

Ensino. Jogos. PIBID.

Resumo

Com o passar dos anos o ato de educar tem se tornado um grande desafio pelas formas tradicionais que continuam a se propagar, principalmente em relação ao ensino de química, onde o foco consiste na memorização de nomes e na repetição de fórmulas e cálculos, deixando muitas vezes a aula desinteressante e desvinculada com o cotidiano dos alunos. Os jogos didáticos têm sido um excelente recurso no processo de ensino de química por sua fácil aplicação e por não necessitar de grandes gastos para sua realização, deixando a aula mais atraente para os discentes. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo relatar a abordagem e aplicação dos jogos didáticos realizados no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), para auxiliar os alunos a compreender os conteúdos abordados durante as aulas, além de vivenciar o dia a dia do educador. O projeto foi desenvolvido com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Ensino Regular da Escola Estadual Governador Plínio Ramos Coelho da cidade de Humaitá – AM. Os resultados obtidos foram feitos por meio de relato de experiências dos bolsistas do projeto, que por meio de análises possibilitou uma visão mais ampla acerca dos jogos didáticos. Com isto, o programa modificou a visão equivocada da carreira de professor, não se limitando a valores fictícios ou superficiais que comumente são associadas a profissão, demonstrando que a carreira de educador é um desafio para aqueles que almejam trabalhar com isto, pela sua complexidade e alta necessidade.

Biografia do Autor

Luiz Henrique Queiroz Nunes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).

Discente do Curso de Ciências: Biologia e Química da UFAM.

Viviane Guedes de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).

Docente do Curso de Ciências: Biologia e Química da UFAM.

Jorge Almeida de Menezes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).

Docente do Curso de Ciências: Biologia e Química da UFAM.

Renato Abreu Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).

Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pelo Centro Universitário São Lucas; Especialista em Gestão Ambiental pela mesma instituição; Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) atuando nas áreas de Ciências, Ensino de Botânica e Ciências Ambientais. Membro da Sociedade Botânica do Brasil (SBB). CRBio-6 sob nº 073096/AM-D

Downloads

Publicado

11-03-2022

Como Citar

Nunes, L. H. Q., Oliveira, V. G. de, Menezes, J. A. de, Lima, R. A., & Souza, F. G. de. (2022). A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO AMAZONAS. Conexões - Ciência E Tecnologia, 16, e022003. https://doi.org/10.21439/conexoes.v16i0.2138

Edição

Seção

Seção de Ciência Exatas e da Terra

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.