UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DE EXPERIMENTAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE ELETROMAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO

Inaiara Leite Rodrigues, Isaiane Rocha Bezerra, Ronaldo Coelho Pereira, Fagner Rodrigues de Lima, Emanuel Veras de Souza

Resumo


Este trabalho traz como proposta o uso de uma Sequência Didática (SD), incluindo prática experimental, destinada a alunos do terceiro ano do Ensino Médio, sendo um produto educacional para auxiliar o professor no ensino de Física na abordagem dos principais tópicos do Eletromagnetismo. A SD é composta de aulas teóricas, metodológicas e experimentais, utilizando um experimento confeccionado com materiais de fácil acesso, o qual já foi exposto em três eventos científicos. O experimento intitulado “motor de Indução de Faraday” é apresentado neste artigo com o objetivo de demonstrar de forma compreensível a Lei de Indução de Faraday do ponto de vista conceitual e propiciar aos discentes o desenvolvimento do conhecimento científico a partir de atividades experimentais e teóricas. Ao final das atividades é sugerida a aplicação de um questionário, o qual atua como forma de avaliação quantitativa e complementa a avaliação qualitativa feita no decorrer da execução da sequência de aulas didáticas, onde é esperado que os alunos tenham uma participação sempre ativa, pois em todos os processos é necessária a participação integral dos alunos, ou seja, uma avaliação formativa. Seguindo este roteiro, tem-se o intuito de que os discentes adquiram informações suficientes para debater sobre os fenômenos observados a partir da experimentação.

Palavras-chave


Ensino de Física; Lei de Faraday; Atividade experimental; Eletromagnetismo

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DOI: https://doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.2123

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