UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DE EXPERIMENTAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE ELETROMAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Inaiara Leite Rodrigues Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Campus João Pessoa
  • Isaiane Rocha Bezerra Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Campus Campina Grande
  • Ronaldo Coelho Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI, Campus Corrente
  • Fagner Rodrigues de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI, Campus Picos
  • Emanuel Veras de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí http://orcid.org/0000-0003-1941-8645

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.2123

Palavras-chave:

Ensino de Física, Lei de Faraday, Atividade experimental, Eletromagnetismo

Resumo

Este trabalho traz como proposta o uso de uma Sequência Didática (SD), incluindo prática experimental, destinada a alunos do terceiro ano do Ensino Médio, sendo um produto educacional para auxiliar o professor no ensino de Física na abordagem dos principais tópicos do Eletromagnetismo. A SD é composta de aulas teóricas, metodológicas e experimentais, utilizando um experimento confeccionado com materiais de fácil acesso, o qual já foi exposto em três eventos científicos. O experimento intitulado “motor de Indução de Faraday” é apresentado neste artigo com o objetivo de demonstrar de forma compreensível a Lei de Indução de Faraday do ponto de vista conceitual e propiciar aos discentes o desenvolvimento do conhecimento científico a partir de atividades experimentais e teóricas. Ao final das atividades é sugerida a aplicação de um questionário, o qual atua como forma de avaliação quantitativa e complementa a avaliação qualitativa feita no decorrer da execução da sequência de aulas didáticas, onde é esperado que os alunos tenham uma participação sempre ativa, pois em todos os processos é necessária a participação integral dos alunos, ou seja, uma avaliação formativa. Seguindo este roteiro, tem-se o intuito de que os discentes adquiram informações suficientes para debater sobre os fenômenos observados a partir da experimentação.

Biografia do Autor

Inaiara Leite Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Campus João Pessoa

PPGF

Isaiane Rocha Bezerra, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Campus Campina Grande

PPGF

Emanuel Veras de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Coordenação de Licenciatura em Física

Downloads

Publicado

09-08-2021

Como Citar

Rodrigues, I. L., Bezerra, I. R., Pereira, R. C., de Lima, F. R., & de Souza, E. V. (2021). UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DE EXPERIMENTAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE ELETROMAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO. Conexões - Ciência E Tecnologia, 15, e021017. https://doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.2123

Edição

Seção

Seção da área multidisciplinar

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.