A INSERÇÃO DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA VISÃO GERAL A PARTIR DA ANALISE DE ARTIGOS DISPONÍVEIS NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES

Autores

  • Ronaldo Coelho Pereira Instituto Federal do Piauí -Campus Picos
  • Haroldo Reis Alves de Macêdo Instituto Federal do Piauí -Campus Picos
  • Inaiara Leite Rodrigues Instituto Federal do Piauí -Campus Picos

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v13i4.1865

Palavras-chave:

História e Filosofia da Ciência, inserção, ensino

Resumo

As pesquisas no campo de didática apontam para um consenso quanto aos benefícios da inserção da História e Filosofia da Educação no ensino de ciências. Há uma forte defesa que a abordagem histórico-filosófica possa contribuir para o aprendizado de conceitos e alteração das percepções distorcidas de ciência nutridas a partir das abordagens tradicionais, isso, pois em contraponto a abordagem tradicional, as estratégias usando a HFC apresentam a ciência como algo de caráter evolutivo e como um componente da cultura humana que influencia e é influenciado por aspectos históricos, sociais e culturais. Partindo dessa perspectiva, o trabalho tem por objetivo esboçar um panorama geral da inserção da HFC no ensino através de uma pesquisa qualitativa feita com uma amostra de 10 artigos disponíveis no portal “Periódicos CAPES”. Através da análise dos trabalhos pôde-se constatar uma diversidade de abordagens para o tema, as principais são: reflexões sobre a inserção e importância da HFC no ensino de ciência; investigações sobre as percepções de professores e alunos sobre o tema; análises documentais de publicações na área e de documentos institucionais e a aplicações de estratégias didáticas usando da HFC em sala. A existência dessas abordagens em diferentes vertentes permitiu mapear os pontos positivos, limitações e as principais dificuldades apresentadas nos trabalhos para a inserção da HFC no ensino de ciência.

Downloads

Publicado

27-12-2019

Como Citar

Pereira, R. C., Macêdo, H. R. A. de, & Rodrigues, I. L. (2019). A INSERÇÃO DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA VISÃO GERAL A PARTIR DA ANALISE DE ARTIGOS DISPONÍVEIS NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES. Conexões - Ciência E Tecnologia, 13(4), 54–62. https://doi.org/10.21439/conexoes.v13i4.1865

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)