Pibid: Divisor de Águas no Curso de Licenciatura em Matemática do IFCE – Campus Crateús e na Formação Profissional dos Docentes nos Sertões de Crateús
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v13i1.1563Palavras-chave:
Formação de professores. Matemática. Profissionalização. Sertões.Resumo
O curso de Licenciatura em Matemática do IFCE, nos Sertões de Crateús, nasce para tentar suprir inúmeras lacunas educacionais, em especial no que se refere à formação de professores, que segundo o INEP (2004) dos 48.717 matriculados, apenas 8.740 concluíram; e a qualidade do ensino é bastante comprometida. Segundo os documentos normativos do curso, a licenciatura tem como objetivo formar profissionais competentes para o magistério, em especial na educação básica. Numa construção permanente, alinhando os conhecimentos científicos ao exercício da cidadania. Nessa tríade: acesso, permanência e profissionalização; resolvemos investigar se o Programa (PIBID), enquanto política pública contribui para quê os envolvidos no programa tenham tido êxito enquanto acadêmico e posteriormente como (inserção) profissional no magistério. A investigação proposta é de cunho quali-quantitativa e teve início com estudos sobre formação de professores, políticas públicas (PIBID), dados dos estudantes e concludentes do curso de matemática ao longo dos últimos 5 anos, e posteriormente sua inserção no mercado de trabalho. Após realizada a pesquisa de campo, constatamos que o programa, é determinante para a permanência, conclusão/ formação e profissionalização docente.Downloads
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