Pibid: Divisor de Águas no Curso de Licenciatura em Matemática do IFCE – Campus Crateús e na Formação Profissional dos Docentes nos Sertões de Crateús

Autores

  • Oscar Soares Araújo Júnior Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC-CE)
  • Antonio Avelar Macedo Neri Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Crateús
  • Antonia Dália Chagas Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Crateús
  • Renata Dutra de Quadro Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Crateús

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v13i1.1563

Palavras-chave:

Formação de professores. Matemática. Profissionalização. Sertões.

Resumo

O curso de Licenciatura em Matemática do IFCE, nos Sertões de Crateús, nasce para tentar suprir inúmeras lacunas educacionais, em especial no que se refere à formação de professores, que segundo o INEP (2004) dos 48.717 matriculados, apenas 8.740 concluíram; e a qualidade do ensino é bastante comprometida. Segundo os documentos normativos do curso, a licenciatura tem como objetivo formar profissionais competentes para o magistério, em especial na educação básica. Numa construção permanente, alinhando os conhecimentos científicos ao exercício da cidadania. Nessa tríade: acesso, permanência e profissionalização; resolvemos investigar se o Programa (PIBID), enquanto política pública contribui para quê os envolvidos no programa tenham tido êxito enquanto acadêmico e posteriormente como (inserção) profissional no magistério. A investigação proposta é de cunho quali-quantitativa e teve início com estudos sobre formação de professores, políticas públicas (PIBID), dados dos estudantes e concludentes do curso de matemática ao longo dos últimos 5 anos, e posteriormente sua inserção no mercado de trabalho. Após realizada a pesquisa de campo, constatamos que o programa, é determinante para a permanência, conclusão/ formação e profissionalização docente.

Biografia do Autor

Oscar Soares Araújo Júnior, Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC-CE)

Antonio Avelar Macedo Neri, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Crateús

Antonia Dália Chagas Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Crateús

Renata Dutra de Quadro Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Crateús

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Publicado

24-05-2019

Como Citar

Araújo Júnior, O. S., Macedo Neri, A. A., Chagas Gomes, A. D., & Dutra de Quadro Silva, R. (2019). Pibid: Divisor de Águas no Curso de Licenciatura em Matemática do IFCE – Campus Crateús e na Formação Profissional dos Docentes nos Sertões de Crateús. Conexões - Ciência E Tecnologia, 13(1), 23–29. https://doi.org/10.21439/conexoes.v13i1.1563

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