Produção de Exsicatas como Auxílio para o Ensino de Botânica na Escola

Autores

  • José Joedson Lima Silva Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Francisco Lucas Pacheco Cavalcante Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Vinicius Facundo Xavier Escola de Ensino Médio Raul Barbosa, Jaguaribe/CE
  • Luciana de Freitas Patriota Gouveia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Jaguaribe

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v13i1.1488

Palavras-chave:

Aula prática. Coleção botânica. Ferramenta didática.

Resumo

Para um bom aproveitamento do ensino de botânica nas escolas, faz-se necessário o uso de ferramentas didáticas que valorizem o cotidiano e os conhecimentos prévios dos alunos sobre as plantas da sua região. Na busca por metodologias alternativas que possam despertar o interesse e a participação dos alunos no processo de aprendizagem, o presente trabalho teve como objetivo tornar o estudo de botânica na escola mais atrativo e colaborativo ao propor a confecção de exsicatas. Exsicatas são amostras de plantas que são coletadas, prensadas e desidratadas que servem aos botânicos para estudos sobre a morfologia e a sistemática vegetal. Diante disso, acreditamos que as exsicatas podem funcionar como material didático complementar às aulas de botânica e tornar o aprendizado mais próximo à realidade do estudante. A pesquisa foi desenvolvida durante uma disciplina eletiva de botânica ofertada em uma escola de ensino médio do município de Jaguaribe, Ceará. Quanto ao procedimento utilizado na coleta de dados, a pesquisa caracterizou-se como sendo do tipo experimental e dividida em quatro etapas: 1) aulas teóricas sobre estruturas vegetais; 2) aula de campo para coleta de material botânico; 3) preparação de exsicatas; 4) aplicação de questionário. Ao analisar o questionário, a maioria das respostas apontou que o ensino de botânica é mais atrativo e compreensivo quando são propostas atividades colaborativas, tais como a produção de exsicatas, sendo assim possível associar teoria e prática. Conclui-se que quanto mais contextualizado e coparticipativo for o ensino, mais próximo estaremos de uma aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

José Joedson Lima Silva, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Francisco Lucas Pacheco Cavalcante, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Vinicius Facundo Xavier, Escola de Ensino Médio Raul Barbosa, Jaguaribe/CE

Luciana de Freitas Patriota Gouveia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Jaguaribe

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Publicado

24-05-2019

Como Citar

Silva, J. J. L., Cavalcante, F. L. P., Xavier, V. F., & Gouveia, L. de F. P. (2019). Produção de Exsicatas como Auxílio para o Ensino de Botânica na Escola. Conexões - Ciência E Tecnologia, 13(1), 30–37. https://doi.org/10.21439/conexoes.v13i1.1488

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