Contextualização no Ensino do Equilíbrio Químico: Uma Proposta Metodológica

Autores

  • Pedro Hermano Menezes de Vasconcelos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
  • Alexandre Fábio e Silva de Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
  • Wladiana Oliveira Matos Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v10i4.979

Resumo

A proposta deste trabalho foi mostrar que a contextualização constitui uma ferramenta metodológica importante para o desenvolvimento de conceitos no processo de ensino e pode ser bem aplicada ao tema Equilíbrio Químico, a partir de reações que façam parte do cotidiano dos alunos. Foi realizado um estudo de caráter descritivo, exploratório com abordagem qualitativa. Com o uso de exemplos do cotidiano durante a prática docente, pode-se perceber a importância da contextualização no ensino de química, pois a aula contextualizada tornou-se uma estratégia que contribuiu para a motivação e interesse dos alunos pela disciplina. Os resultados evidenciam que quando um determinado assunto é desenvolvido utilizando-se da contextualização e da interdisciplinaridade além de um maior interesse há um melhor desenvolvimento por parte dos alunos. Portanto a aula contextualizada se apresenta com uma estratégia essencial para o processo ensino/aprendizagem, pois como é amplamente conhecido no processo da educação em ciências, as tradicionais estratégias de ensino, como o quadro e pincel, não são suficientes para assegurar que os alunos realmente assimilem os conceitos científicos. Assim, pode-se concluir que a contextualização é uma ferramenta que contribui significativamente para o processo de ensino/aprendizagem.

Biografia do Autor

Pedro Hermano Menezes de Vasconcelos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Departamento de Química e Meio Ambiente do Campus Fortaleza.

Wladiana Oliveira Matos, Universidade Federal do Ceará - UFC

Departamento de Química Analítica e Físico-Química

Downloads

Publicado

25-11-2016

Como Citar

Vasconcelos, P. H. M. de, Araújo, A. F. e S. de, & Matos, W. O. (2016). Contextualização no Ensino do Equilíbrio Químico: Uma Proposta Metodológica. Conexões - Ciência E Tecnologia, 10(4), 71–78. https://doi.org/10.21439/conexoes.v10i4.979

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)