A DIFICULDADE DOS ALUNOS NA VISUALIZAÇÃO DE MOLÉCULAS EM TRÊS DIMENSÕES NO ENSINO DE GEOMETRIA MOLECULAR

Autores

  • Malena Gomes Martins IFCE- Campus Fortaleza
  • Geraldo Fernando Gonçalves de Freitas IFCE- Campus Fortaleza
  • Pedro Hermano Menezes de Vasconcelos IFCE- Campus Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i3.1400

Resumo

Sempre se ouve dos alunos o quanto a Química é difícil por conter diversas fórmulas e constantes ou até mesmo fenômenos que distanciam-se da realidade do aluno, mas é durante as aulas de Geometria molecular que mais se escutam reclamações, principalmente no que diz respeito a visualizar moléculas em três dimensões, com isso o aluno desmotiva-se e passa apenas a decorar as geometrias propostas, não aprendendo de fato o conteúdo. Uma forma de minimizar essa abstração consiste em utilizar novas ferramentas de ensino como é o caso dos modelos moleculares que podem ser confeccionados pelos próprios alunos com materiais de baixo custo e fácil acesso. Proporcionando assim uma aprendizagem mais significativa do conteúdo de Geometria molecular por facilitar a visualização de moléculas 3D, diminuindo portanto a dificuldade dos alunos.

Biografia do Autor

Malena Gomes Martins, IFCE- Campus Fortaleza

Licenciatura em Química e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática

Geraldo Fernando Gonçalves de Freitas, IFCE- Campus Fortaleza

Departamento de Química Área Química dos Materiais

Pedro Hermano Menezes de Vasconcelos, IFCE- Campus Fortaleza

Departamento de Química Área Química Analítica

Downloads

Publicado

24-07-2020

Como Citar

Martins, M. G., Freitas, G. F. G. de, & Vasconcelos, P. H. M. de. (2020). A DIFICULDADE DOS ALUNOS NA VISUALIZAÇÃO DE MOLÉCULAS EM TRÊS DIMENSÕES NO ENSINO DE GEOMETRIA MOLECULAR. Conexões - Ciência E Tecnologia, 14(3), 45–53. https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i3.1400

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)