PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DOS TRANSGÊNICOS A PARTIR DA ABORDAGEM CTS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.2129

Palavras-chave:

Sequência didática, Transgênicos, Ensino de Ciências, CTS.

Resumo

Esta pesquisa contextualiza o tema transgenia no âmbito de uma sequência didática no ensino de Ciências em relação a pressupostos dados pela abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Nessa perspectiva, este artigo teve como objetivo avaliar uma proposta de sequência didática, centrada no tema transgênicos, apontando as contribuições do uso da abordagem CTS para o ensino de Ciências, na Educação Básica. A proposta didática foi realizada com oito professores da área de Ciências Naturais da Escola Estadual Professor Heliodoro Capistrano da Silva, Município de Cuiabá-MT. A coleta de dados desta pesquisa ocorreu por meio da aplicação de um questionário. A partir dos resultados obtidos foi possível verificar que os participantes desta pesquisa consideram que a sequência didática, com a temática transgênicos, contribui para a apropriação e a contextualização do conhecimento por meio da abordagem CTS e colabora, significativamente, para a compreensão do conhecimento científico e das suas inter-relações com a sociedade e a tecnologia.

Biografia do Autor

JONISE MARQUES DE OLIVEIRA, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestrado em Ensino de Ciências Naturais pela UFMT. Área de ensino Biologia. Professora da Rede Estadual de Educação (SEDUC/MT).

LENICY LUCAS DE MIRANDA CERQUEIRA, UFMT

Doutorado em Ciências (Genética) pela USP - Universidade de São Paulo. Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso. Coordenadora de Tutoria dos cursos de Graduação EaD/ UAB/ UFMT. Credenciada no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais (PPGECN) e no PROFBio - Mestrado Profissional em Rede.

Downloads

Publicado

03-09-2021

Como Citar

DE OLIVEIRA, J. M., & CERQUEIRA, L. L. D. M. (2021). PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DOS TRANSGÊNICOS A PARTIR DA ABORDAGEM CTS. Conexões - Ciência E Tecnologia, 15, e021021. https://doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.2129

Edição

Seção

Seção da área multidisciplinar

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.