Gastronomia social: qualificação profissional, terapia e promoção do empreendedorismo feminino
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.3435Palavras-chave:
Gastronomia Social. Empreendedorismo. Cozinha e Terapia.Resumo
No presente artigo, apresenta-se um relato de experiência a partir do Curso de Chocolateria do projeto "Gastronomia e Terapia: novos caminhos para a geração de renda e autoestima", que foi realizado em 2022 em parceria com o Programa de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) denominado Gastronomia Social no Jardim da Gente; a Organização da Sociedade Civil (OSC) Movimento de Saúde Mental (MSM) do Bom Jardim; e o financiamento da Cooperforte. Para obter os resultados da pesquisa, foi realizada entrevista on-line, quatro meses após o início do curso, para analisar as mudanças no perfil socioeconômico e os efeitos do projeto na vida de dez alunas, considerando indicadores socioeducacionais de integração entre indivíduos; compartilhamento de experiências; empoderamento de pessoas; promoção do crescimento econômico; e inspiração para o empreendedorismo. Após a análise de dados, foi possível identificar o empoderamento despertado; a melhoria da qualidade de vida; e até mesmo da saúde mental. Além disso, as participantes reconheceram a importância da economia solidária, pois 70% passaram a empreender na área. Também foi verificado que a Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC) está inserida no formato metodológico do curso em estudo. Desse modo, conclui-se que esse formato de curso, que combina gastronomia, terapia e empreendedorismo, pode e deve ser utilizado em outros tipos de cursos de gastronomia, desde que os resultados sejam comparáveis.Referências
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