Gastronomia social: qualificação profissional, terapia e promoção do empreendedorismo feminino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.3435

Palavras-chave:

Gastronomia Social. Empreendedorismo. Cozinha e Terapia.

Resumo

No presente artigo, apresenta-se um relato de experiência a partir do Curso de Chocolateria do projeto "Gastronomia e Terapia: novos caminhos para a geração de renda e autoestima", que foi realizado em 2022 em parceria com o Programa de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) denominado Gastronomia Social no Jardim da Gente; a Organização da Sociedade Civil (OSC) Movimento de Saúde Mental (MSM) do Bom Jardim; e o financiamento da Cooperforte. Para obter os resultados da pesquisa, foi realizada entrevista on-line, quatro meses após o início do curso, para analisar as mudanças no perfil socioeconômico e os efeitos do projeto na vida de dez alunas, considerando indicadores socioeducacionais de integração entre indivíduos; compartilhamento de experiências; empoderamento de pessoas; promoção do crescimento econômico; e inspiração para o empreendedorismo. Após a análise de dados, foi possível identificar o empoderamento despertado; a melhoria da qualidade de vida; e até mesmo da saúde mental. Além disso, as participantes reconheceram a importância da economia solidária, pois 70% passaram a empreender na área. Também foi verificado que a Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC) está inserida no formato metodológico do curso em estudo. Desse modo, conclui-se que esse formato de curso, que combina gastronomia, terapia e empreendedorismo, pode e deve ser utilizado em outros tipos de cursos de gastronomia, desde que os resultados sejam comparáveis.

Biografia do Autor

Eveline de Alencar Costa, Universidade Federal do Ceará

Professora do Curso de Bacharelado em Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC) lecionando as disciplinas de Microbiologia de Alimentos, Gastrotecnia e Habilidades e Técnicas Culinárias Básicas I e II. Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos (Ciência de Alimentos / Biotecnologia), Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará -UFC (microbiologia e parasitologia), Especialista em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual do Ceará - UECE

Referências

ABEGÃO, L. H.; ALTIERI, D.; TENÓRIO, F. G. Gestão e economia solidária: economia solidária: uma definição possível. 1. ed. Ijuí: Unijuí, 2023.

SILVA, P. M. M.; EL-AOUAR, W. A.; SILVA, A. W. P. da; SOUSA, J. C. de et al. A resiliência no empreendedorismo feminino. Gestão e Sociedade, v. 13, n. 34, p. 2629–2649, 2019.

SOUSA, A. E.; COSTA, L. F. A. Abordagem sistêmica comunitária: avaliação de um serviço socioterapêutico de saúde mental em fortaleza. Conhecer: debate entre o público e o privado, v. 7, n. 19, p. 72–90, 2017.

TEIXEIRA, C. M.; SILVA, A. F. da; SOUSA, F. N. T. de; LAVOR, N. B. de. Empreendedorismo feminino. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, v. 6, n. 3, p. 151–171, 2021.

Downloads

Publicado

22-05-2024

Como Citar

Pereira, J. da S., Costa, E. de A., Bastos, R. M. S., Martins, N., & Bonvini, P. R. (2024). Gastronomia social: qualificação profissional, terapia e promoção do empreendedorismo feminino. Conexões - Ciência E Tecnologia, 18, e022017. https://doi.org/10.21439/conexoes.v18i0.3435

Edição

Seção

Seção da área multidisciplinar

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)