A GASTRONOMIA COMO ALTERNATIVA EMPREENDEDORA PARA EMPODERAMENTO DE MULHERES DE BATURITÉ-CE

Autores

  • MARIA DO SOCORRO DE ASSIS BRAUN Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia - IFCE
  • ÂNGELA MARIA DE AMORIM LIMA Instituto Federal de Educação - Campus Baturité

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v13i5.1827

Palavras-chave:

Gastronomia, Empreendedorismo, Empoderamento Feminino.

Resumo

O presente artigo pretende demonstrar a gastronomia conectada a uma perspectiva empreendedora, como oportunidade de empoderamento feminino em Baturité-Ce e ainda, analisar os impactos da educação profissional como proposta para mudança socioeconômica, através de negócios gastronômicos como alternativa para geração de emprego e renda, para mulheres em situação de vulnerabilidade no município de Baturité, potencializando o protagonismo feminino, ou seja, oferecer condições para que mulheres possam elevar sua autoestima e conquistar independência financeira. Como procedimento metodológico, foi realizado um levantamento bibliográfico e análise documental com estrutura de pesquisa exploratória e abordagem qualitativa, orientada para entendimento da dinâmica das relações sociais que envolvem a gastronomia como alternativa empreendedora. Nessa perspectiva, a temática deste trabalho está relacionada ao empoderamento de mulheres para reduzir a desigualdade de gênero e, assim poder conquistar emancipação social e financeira, e consequentemente abreviar a violência e o feminícidio. Nessa linha de reflexão, foi realizada a análise de S.W.O.T. e construído o diagrama de Ishikawa para analisar a relação de causa e efeito das ações de políticas públicas voltadas para mulheres, tendo em vista compreender os fatores que podem influenciar na decisão de empreender. Finalmente, o empreendedorismo em segmentos gastronômicos como alternativa para geração de emprego, renda e emancipação de mulheres em situação de vulnerabilidade, poderá elevar a autoestima e superar dilemas sociais, reforçando a importância do empreendedorismo como mecanismo de promoção, avanço econômico e social de toda sociedade do município de Baturité.

Biografia do Autor

MARIA DO SOCORRO DE ASSIS BRAUN, Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia - IFCE

Graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza. Doutora em Educação pela UFC. Mestre em Educação pela UFC. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE). Pesquisadora. Também atua com tutoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) na EAD. É consultora organizacional com ênfase em Planejamento Estratégico, Administração Geral, Gestão socioambiental e Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento estratégico, gestão empresarial, gestão socioambiental, empreendedorismo, marketing, liderança e gestão de pessoas. Experiência na área de Educação como docente de IES e treinamentos para empresas. Membro de Núcleos Docente Estruturante (NDE) do IFCE. Ex-membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do Conselho do Curso de Administração de Empresas da FGF. Membro de colegiados do IFCE. Membro da Comissão de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI, do IFCE - Campus Baturité. Coordenadora do Curso Técnico em Administração, IFCE-Campus Baturité.

ÂNGELA MARIA DE AMORIM LIMA, Instituto Federal de Educação - Campus Baturité

Graduada em Tecnologia de Gastronomia pelo IFCE - Campus Baturité. Possui curso básico de cozinha pela Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco.

Downloads

Publicado

31-12-2019

Como Citar

BRAUN, M. D. S. D. A., & LIMA, ÂNGELA M. D. A. (2019). A GASTRONOMIA COMO ALTERNATIVA EMPREENDEDORA PARA EMPODERAMENTO DE MULHERES DE BATURITÉ-CE. Conexões - Ciência E Tecnologia, 13(5), 61–68. https://doi.org/10.21439/conexoes.v13i5.1827

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.