Terminologia Bilíngue Designativa das Profissões da Hotelaria

Autores

  • Antônio Roberto Ferreira Aragão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Ananda Hyngia Nascimento dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v11i5.1255

Resumo

Esta pesquisa fundamentou-se na Terminologia, disciplina pertencente à Linguística, e na Hotelaria. Apresentou-se como objetivo geral a elaboração de um glossário bilíngue de termos designativos das profissões da Hotelaria do português do Brasil e do espanhol da Espanha. O trabalho desenvolveu-se a partir de pesquisas exploratória, bibliográfica e documental por meio das quais elaborou-se um inventário constituído de 18 verbetes das profissões designativas da Hotelaria, com relevante presença de termos não dicionarizados nas grandes obras lexicográficas do português do Brasil. Identificou-se, também, a variação da equivalência de alguns termos em espanhol considerando alguns países que utilizam o referido idioma como língua oficial.

Biografia do Autor

Antônio Roberto Ferreira Aragão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Graduado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1993. Obteve título de Mestre em Letras - Área de concentração em Língua Francesa, na Universidade Estadual do Ceará (UECE), em 2000. Concluiu Doutorado em Linguística na UFC, em 2007. Atualmente, é professor titular do IFCE onde atua no Departamento de Turismo, Hospitalidade e Lazer. Tem experiência na Educação a Distância atuando como Tutor, Conteudista e Formador da Universidade Aberta do Brasil. Elaborou e publicou material escrito e oral para as disciplinas de Língua Francesa do Curso de Hotelaria a Distância. Atuou principalmente em pesquisas relacionadas ao estudo do vocabulário especializado mono e bilíngue designativo das seguintes áreas: agências de viagens, alfândega brasileira, recepção hoteleira, governança, restauração, culinária local e regional, gastronomia indígena, nacional e internacional, vinicultura brasileira. Desenvolveu em parceria com alguns discentes, pesquisas nas áreas de Turismo, Hospitalidade e Lazer, abordando os seguintes temas: guiamento áudio-descritivo no Teatro José de Alencar, potencialização turística em municípios cearenses, turismo comunitário, atrativos turísticos, o humor como atrativo turístico, culinária regional, roteiro turístico, qualidade nas agências de viagens, hotelaria hospitalar, marketing em hotéis e pousadas, qualidade no atendimento, qualidade no transporte rodoviário, os espaços de lazer, empreendedorismo, lazer e qualidade de vida, atribuições do profissional de lazer. Participou da organização de livros, tem artigo publicado em revista internacional, publicou artigos em periódicos especializados e em anais de congressos no Brasil, principalmente nas áreas de Terminologia do Turismo e da Hotelaria. Membro do Grupo de Pesquisa "Gestão do Turismo e da Hospitalidade nos Territórios" e Líder do Grupo de estudos em Linguística (GEL). Participou de Missão de Trabalho Internacional ao Lycée Polyvalent Melkior Garré, na Guiana Francesa como representante oficial do IFCE. Elaborou projeto para criação do Centro de Idiomas do IFCE.

Ananda Hyngia Nascimento dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Possui graduação em Tecnologia em Hotelaria pelo IFCE, em 2015.

Downloads

Publicado

22-12-2017

Como Citar

Aragão, A. R. F., & dos Santos, A. H. N. (2017). Terminologia Bilíngue Designativa das Profissões da Hotelaria. Conexões - Ciência E Tecnologia, 11(5), 66–77. https://doi.org/10.21439/conexoes.v11i5.1255