TENDÊNCIAS COMPETITIVAS DA COMIDA DE RUA: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DOIS FOOD PARKS E SEUS CONSUMIDORES.
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i4.1534Resumo
Mudanças ocorridas no estilo de vida das pessoas, em especial nas últimas décadas, foram responsáveis por transformações na alimentação cotidiana da população mundial. A combinação da agitação diária, de programas gastronômicos de TV de alcance internacional e da influência de culturas diversas, resultado da globalização, fez com que novas formas de se alimentar despontassem. Os food parks surgiram como uma proposta de aglutinação de possibilidades gastronômicas para a comida de rua. Esse estudo teve como objetivo geral comparar o potencial gastronômico e o público de 2 food parks localizados em regiões brasileiras distintas. Como objetivos específicos, buscou-se diferenciar as estruturas físicas de um food park de Fortaleza e de um food park de São Paulo; estabelecer o perfil socioeconômico dos consumidores; e contrastar o perfil gastronômico dos mesmos consumidores. Optou-se, pois, por uma pesquisa com análise quali-quantitativa, de caráter exploratório, utilizando-se como método de procedimento um estudo de caso comparativo realizado a partir da aplicação de um questionário entre os meses de janeiro e março de 2017, envolvendo pessoas a partir de 15 anos de idade, consumidores de comida de rua nas cidades de Fortaleza e São Paulo. Os resultados demonstraram que havia diferenças estruturais entre os dois food parks. Por sua vez, o público foi em grande parte formado por pessoas solteiras entre 20 e 40 anos de idade, se autodenominando possuidor de preferência gastronômica multicultural moderna e apoiador da continuidade desse nicho de comida de rua. Palavras-chave: Gastronomia. Tendências. Comida de rua. Food parks. Consumidores.Downloads
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