TENDÊNCIAS COMPETITIVAS DA COMIDA DE RUA: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DOIS FOOD PARKS E SEUS CONSUMIDORES.

Autores

  • Júlio César Ferreira Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Fortaleza.
  • Susana Dantas Coelho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Fortaleza.
  • Wellington Moura de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Fortaleza.

DOI:

https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i4.1534

Resumo

Mudanças ocorridas no estilo de vida das pessoas, em especial nas últimas décadas, foram responsáveis por transformações na alimentação cotidiana da população mundial. A combinação da agitação diária, de programas gastronômicos de TV de alcance internacional e da influência de culturas diversas, resultado da globalização, fez com que novas formas de se alimentar despontassem. Os food parks surgiram como uma proposta de aglutinação de possibilidades gastronômicas para a comida de rua. Esse estudo teve como objetivo geral comparar o potencial gastronômico e o público de 2 food parks localizados em regiões brasileiras distintas. Como objetivos específicos, buscou-se diferenciar as estruturas físicas de um food park de Fortaleza e de um food park de São Paulo; estabelecer o perfil socioeconômico dos consumidores; e contrastar o perfil gastronômico dos mesmos consumidores. Optou-se, pois, por uma pesquisa com análise quali-quantitativa, de caráter exploratório, utilizando-se como método de procedimento um estudo de caso comparativo realizado a partir da aplicação de um questionário entre os meses de janeiro e março de 2017, envolvendo pessoas a partir de 15 anos de idade, consumidores de comida de rua nas cidades de Fortaleza e São Paulo. Os resultados demonstraram que havia diferenças estruturais entre os dois food parks. Por sua vez, o público foi em grande parte formado por pessoas solteiras entre 20 e 40 anos de idade, se autodenominando possuidor de preferência gastronômica multicultural moderna e apoiador da continuidade desse nicho de comida de rua. Palavras-chave: Gastronomia. Tendências. Comida de rua. Food parks. Consumidores.

Biografia do Autor

Júlio César Ferreira Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Fortaleza.

Coordenador Administrativo dos cursos de turismo e hospitalidade do Departamento de Turismo, Hospitalidade e Lazer e professor de inglês do IFCE - Campus Fortaleza. Mestre em educação com especialização em Linguística Aplicada à Língua Inglesa.

Susana Dantas Coelho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Fortaleza.

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestra em Turismo pela Universidade Estadual do Ceará (UECE),professora efetiva e coordenadora do curso de Bacharelado em Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Atua na área de turismo, sustentabilidade e gastronomia.

Wellington Moura de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Fortaleza.

Graduando do curso de Tecnologia em Hotelaria pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

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Publicado

31-08-2020

Como Citar

Ferreira Lima, J. C., Coelho, S. D., & de Lima, W. M. (2020). TENDÊNCIAS COMPETITIVAS DA COMIDA DE RUA: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DOIS FOOD PARKS E SEUS CONSUMIDORES. Conexões - Ciência E Tecnologia, 14(4), 84–94. https://doi.org/10.21439/conexoes.v14i4.1534

Edição

Seção

Artigos