Educação Cidadã: 15 Anos de Projetos Sociais nos Cursos de Graduação do IFCE
DOI:
https://doi.org/10.21439/conexoes.v11i3.911Resumo
Muito da ideia de cidadania, através da responsabilidade social, foi agregada ao ensino profissionalizante com a inclusão da disciplina Projeto Social nas matrizes curriculares dos cursos de graduação do Instituto Federal do Ceará (IFCE). O objetivo geral desse estudo é conhecer histórico e posicionamentos sobre a aplicação da disciplina Projeto Social dentro do IFCE. Buscou-se então, identificar os princípios para inclusão da disciplina; enumerar exemplos exitosos de projetos sociais; e levantar a opinião de professores e alunos envolvidos com a disciplina. O trabalho se caracteriza, pois, em um estudo de caso exploratório, com abordagem de caráter qualitativo, utilizando-se de método indutivo para se chegar a uma conclusão ampla sobre a eficácia da referida ação social. A elaboração ocorreu após um trabalho bibliográfico e de campo; utilizando-se principalmente livros, sites idôneos, uma entrevista cedida pelo idealizador da disciplina e questionários aplicados com professores e alunos. A análise dos resultados demonstrou que há um campo favorável para a manutenção da disciplina através de avaliações satisfatórias de docentes e discentes. Os depoimentos também demonstraram conexão entre o ensino profissionalizante e projetos sociais, pois foram atestados crescimentos profissional e pessoal nos educandos.Downloads
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